Os eleitores de 57 municípios brasileiros voltarão às urnas amanhã para escolher os novos prefeitos. Como no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizou um plano de segurança sanitária para evitar aglomerações nas seções eleitorais e distribuir melhor o fluxo de eleitores nas seções eleitorais nesta segunda etapa de votação. Para proteção dos mesários, a Justiça Eleitoral vai fornecer máscaras, viseiras plásticas e álcool em gel para uso individual em todas as seções para higienização de mesas, cadeiras, canetas e objetos.
De acordo com matéria do Estado de Minas, todos os mesários devem se posicionar com, no mínimo, um metro de distanciamento entre um e outro. Para a proteção dos eleitores, também haverá álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório nos locais de votação e será estabelecido o distanciamento mínimo de um metro entre os eleitores nas filas. Quem apresentar febre não deve comparecer à votação.
O aplicativo e-Título, ofertado pela Justiça Eleitoral, poderá ser baixado até as 23h59 de hoje. Amanhã, não será possível fazer o download da ferramenta. Para usar o aplicativo, será preciso preencher os dados requisitados pela plataforma. E para acessá-lo, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na ferramenta, é possível consultar a zona de votação e visualizar documentos como a certidão que atesta o cumprimento das obrigatoriedades eleitorais. Eleitores que estão com o cadastro biométrico regularizado podem votar portando apenas o e-Título, visto que o aplicativo possui foto dos cidadãos que forneceram impressões digitais ao TSE. Caso o eleitor não esteja em seu domicílio de voto amanhã, é possível acessar o aplicativo para justificar a ausência.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, o aplicativo foi baixado mais de 3 milhões de vezes apenas no último dia 14, véspera do primeiro turno. Ele atribuiu as falhas ocorridas ao número de downloads feitos em cima da hora. “Nós pedimos para as pessoas baixarem o aplicativo com antecedência. Todo mundo baixando no último dia, tem esse problema”, disse.