O pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última quarta-feira (14), dirigido pelo presidente da Casa, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), contemplou a fala de todos os deputados inscritos, que subiram à tribuna para repercutir suas agendas, além de trazer suas pautas e posicionamentos.
Hilton Coelho (Psol) cobrou apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à proposta de reestatização da refinaria Landulpho Alves (Rlam), privatizada há um ano. O socialista demonstrou preocupação também pela postura da empresa, que não acompanha a política nacional de preços de combustíveis implementada pelo Governo Federal.
Paulo Rangel (PT) defendeu que o Governo Federal reveja a privatização das empresas do grupo Eletrobras, processo que definiu como “crime de lesa-pátria”. Segundo ele, o Estado brasileiro, que depende quase de 90% dos mananciais das bacias hidrográficas para gerar energia, é detentor de 42% das ações da empresa, porém não tem assento no conselho.
José de Arimateia (Republicanos) chamou a atenção para o Dia do Orgulho Autista, no próximo domingo (18), como mais uma oportunidade para exaltar a importância da execução de projetos que garantam direitos dos baianos autistas e seus familiares. Ele lembrou de indicação de sua autoria para implantação da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista.
Marquinho Viana (PV) destacou a tradicional celebração de Corpus Christi na cidade de Rio de Contas, no último dia 8 de junho, quando acompanhou de perto o resultado “de muita beleza” com as sacadas de casas e ruas coloridas. O parlamentar fez, de público, um convite ao governador Jerônimo Rodrigues para visitar os festejos religiosos no ano que vem.
Dr. Diego Castro (PL) voltou a criticar a 27ª Parada do Orgulho LGBT+, ocorrida na capital paulista no último final de semana. O liberal ratificou que respeita “a liberdade de orientação sexual” de cada indivíduo, porém condenou a presença de crianças e o uso de imagens religiosas durante o evento.
Cláudia Oliveira (PSD) homenageou Itabela, que, nesta data, completa 34 anos de emancipação política, trazendo, em seu discurso, um pouco da história, economia e cultura do município da Costa do Descobrimento. Ela também manifestou apoio aos servidores públicos de Porto Seguro, que reivindicam melhoria salarial e nas condições de trabalho.
Eduardo Alencar (PSD) elogiou o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba, que iniciou os atendimentos no último dia 6 de junho, destacando que o equipamento tem 70 leitos, sendo 10 de UTI. Ele também abordou sobre empréstimo recente da Prefeitura de Simões Filho, julgando que a ação pode comprometer a receita das futuras gestões.