quinta-feira 9 de janeiro de 2025
Ford F-150 Tremor deve aparecer no Brasil em 2025 — Foto: Divulgação
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quinta-feira 9 de janeiro de 2025 às 10:07h

Confira quais caminhonetes serão lançadas no Brasil em 2025

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O ano de 2024 foi marcado pela chegada de diversas fabricantes inéditas de carros no Brasil e, consequentemente, de lançamentos de novos veículos. E com mais de R$ 100 bilhões em investimentos anunciados no ano passado, 2025 promete ter ainda mais novidades no setor automotivo. Isso porque devem ser pelo menos 90 novos modelos disponíveis.

Para os amantes de caminhonetes, as notícias também são boas. Afinal, destes, nove são picapes — um número surpreendente para a categoria.

Veja as caminhonetes que serão lançadas no Brasil em 2025:

Chevrolet

A Chevrolet deve atacar mais no segmento de caminhonetes com a Silverado 2025. A picape grande será lançada por aqui com um discreto facelift. As mudanças se concentram na dianteira, com faróis, grade e para-choque redesenhados.

O conjunto mecânico não deve ser alterado. Hoje, a Silverado é vendida em versão única no Brasil, chamada de High Country. O motor é um V8 5.3 aspirado de 360 cv de potência e câmbio automático de 10 marchas.

Além da versão a combustão, é possível que a Silverado EV, versão elétrica da caminhonete, também apareça no país. A chegada do modelo, aliás, já foi comentada pelo vice-presidente da marca, Fábio Rua, no programa CBN Autoesporte. Ainda assim, não há uma confirmação oficial.

Fiat

O Proconve L8 passa a valer em 2025, estreitando uma nova regulamentação para emissões no Brasil. Com ele, muitos motores inevitavelmente terão de ser descontinuados. Entre eles está o longevo 2.0 turbodiesel, que equipa a Fiat Toro. Por isso, a caminhonete será lançada com nova motorização: 2.2 turbodiesel da família Multijet II.

Este novo motor já estreou na Ram Rampage 2025, equipando até a versão de entrada inédita, Big Horn. Além disso, também vai equipar a Fiat Titano. Afinal, a picape média da Fiat, na verdade, traz atualmente o mesmo propulsor 2.2 turbodiesel da Ducato.

Com a troca, os carros diesel da Stellantis ficarão mais fortes e econômicos. O novo 2.2 turbodiesel Multijet II entrega 200 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas. Portanto, ele supera em todos os atributos o antigo 2.0 turbodiesel (também chamado de Multijet I), que entregava 170 cv e 38,8 kgfm, também com transmissão AT9.

Ford

A Ford é a fabricante que mais promete lançamentos de caminhonetes para 2025. A Ford Maverick 2025, por exemplo, está com novo visual e deve chegar ao Brasil neste ano. No visual, trocou os faróis em C que eram invadidos pela grade por peças em L. A barra horizontal que cortava a parte da frente existe agora somente na nova versão topo de linha, a Tremor, com alguns detalhes em laranja. Veja abaixo:

Na mecânica, a grande novidade é que a Maverick 2025 agora tem tração 4×4 nas versões híbridas. O motor segue o 2.5 aspirado de quatro cilindros com câmbio automático CVT acompanhado de outros dois elétricos. Juntos eles rendem 194 cv e 21,4 kgfm.

E, segundo o Autos Segredos, a fabricante também lançará uma nova versão da F-150 com apelo esportivo e maior apelo off-road, chamada Tremor. A picape será equipada com o mesmo motor V8 Coyote do Mustang. Resta saber se terá a mesma calibração.

Outro produto já revelado na Fenatran e confirmado para 2025 é a Ranger cabine simples, sempre com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio manual de seis marchas e tração 4×4. A caminhonete voltada para o trabalho tem boa capacidade de carga de 1.250 kg e 1.876 litros de volume na caçamba.

GWM

Já era para a GWM Poer ter sido lançada. O planejamento da fabricante previa o início de sua produção local em Iracemápolis (SP) em maio de 2024. Contudo, devido à nova tributação para híbridos e elétricos importados, além de resultados não tão positivos com consumidores e concessionários, o cronograma foi adiado para o último trimestre de 2025, conforme Autoesporte contou em primeira mão.

Quando chegar, a caminhonete virá com uma motorização híbrida flex plug-in que, na Ásia, rende 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. A autonomia combinada deve ser maior que a de uma picape a diesel, entre 800 km e até 1.000 km, sem que a energia elétrica acabe de uma vez. E o visual deve ser profundamente renovado em relação à picape que testamos no ano passado na China.

Mitsubishi

A nova Mitsubishi Triton (que perdeu o nome L200) foi lançada no Brasil em novembro de 2024. No entanto, a picape média só teve a pré-venda aberta até o momento. A chegada às lojas está marcada para fevereiro de 2025. Os preços estão entre entre R$ 249.990 e R$ 329.990.

A nova Triton mantém o motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros da atual geração, mas recalibrado para entregar 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. A geração anterior, vale lembrar, tem 15 cv e 4,9 kgfm a menos. Afinal, são 190 cv e 43 kgfm. A versão de entrada tem câmbio manual de cinco marchas, enquanto as outras oferecem caixa automática de seis marchas.

Riddara

A Riddara RD6 é a próxima picape média elétrica que chega ao Brasil para ser rival de Toyota Hilux e companhia. A caminhonete, que é do grupo Geely, mesma dona da Volvo e Zeekr, ainda está em fase final de homologação, mas já teve até os preços divulgados. São duas versões: Standard (R$ 249.990) e Luxury (R$ 315.990).

Ambas configurações usam o mesmo motor elétrico de 272 cv de potência e 39,1 kgfm de torque no eixo traseiro. Ainda não há uma versão 4×4. Segundo a importadora, a picape chega aos 100 km/h em 7,3 segundos.

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