A previsão do tempo para este fim de semana de pré-Carnaval é de céu claro a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), neste sábado (22), a temperatura deve variar entre 24ºC e 34ºC. No domingo (23), a previsão é de que a temperatura varie entre 24ºC e 33ºC Celsius.
Na sexta-feira (20), Salvador registrou a temperatura mais alta do ano: 35,9ºC. O registro foi feito às 14h no bairro de Itapuã. O recorde do ano passado foi 36,2ºC, registrado em janeiro de 2024.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo dá algumas dicas para se proteger do calor no período festivo. “Todo o cuidado é pouco. As pessoas precisam ter atenção, se hidratando com água, suco de frutas frescas, usando protetor solar, chapéu, boné e evitando ficar diretamente sob o sol escaldante por mais de dez minutos. A turma estará no Carnaval, em ambiente aberto, mas pode se cuidar usando esses itens [chapéu, boné e protetor solar] de forma a garantir uma condição de segurança”.
Ele ressalta ainda que, muito possivelmente, haverá pancadas de chuva no pré-Carnaval. “É bom para melhorar um pouco o clima que temos vivenciado nestes últimos tempos. A priori, nós não vivenciaremos tão altas temperaturas como as que têm sido vivenciadas em algumas cidades do país, mas evidentemente que as pessoas precisam garantir formas de proteção e prevenção”.
A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, dá algumas dicas de cuidados com a saúde no Carnaval e pré-Carnaval para evitar, inclusive, situações de mal-estar. “Uma coisa bem importante para pensarmos em relação à saúde no verão e nas festas é tentar fazer a diversão do Carnaval em um horário em que o sol esteja mais ameno, no final da tarde ou à noite. Outra dica é se hidratar bastante antes e durante todo o percurso do Carnaval, evitar comidas salgadas e que retêm mais água no corpo e fazer uma alimentação um pouco mais saudável”.
Apesar de paradoxal, a especialista lembra que o ideal é evitar o uso de bebida alcoólica, porque ela desidrata o organismo. “O ideal é fazer todo o trajeto bebendo líquidos que possam hidratar, mas como no Carnaval a maioria das pessoas consome a bebida alcoólica, é possível alternar, tomar a bebida preferida e água ao mesmo tempo para ir se hidratando e não ter o risco de passar mal ao final do percurso”, diz.
“Roupas mais leves também fazem com que o folião transpire melhor e libere mais o calor do corpo, diminuindo a possibilidade de uma insolação. Eu recomendo evitar o jeans, pois é um material muito grosso, principalmente para as mulheres, que têm mais dificuldade de fazer xixi. Por exemplo, às vezes o short é mais apertado, então ela demora mais de procurar o banheiro, o que favorece a proliferação de bactérias na urina e infecção vaginal. Recomendo roupas leves, de algodão, que é um material que favorece a transpiração”.
Sobre os desmaios, que são comuns em situações de multidão e de festa, as principais recomendações de Adielma para a prevenção são boa alimentação, boa quantidade de horas de sono e boa hidratação. “O nosso corpo é uma máquina que precisa ser hidratada, alimentada e colocada em repouso nos intervalos do trabalho. Se as pessoas emendam uma noite na outra e não dão, durante o dia, o repouso para o corpo, a musculatura não aguenta. Se você não se alimenta e não se hidrata direito, a máquina vai parar de funcionar. Então é muito importante que a pessoa tenha uma boa hidratação, porque senão ela terá uma hipotensão arterial”.
Em situações de desmaio, ela orienta colocar a pessoa deitada com as pernas elevadas para favorecer que mais sangue retorne para o coração e automaticamente seja mandado para o cérebro para melhorar a oxigenação. Se a pessoa não responder aos chamados, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente para que o paciente seja conduzido para uma avaliação médica.
Pré-Carnaval
A expectativa é de que o fim de semana seja de muita alegria no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) com o Fuzuê, neste sábado (22), trazendo grupos culturais e blocos com músicos no chão e com o Furdunço, no domingo (23), trazendo minitrios e pranchões, aproximando o folião pipoca dos artistas. O Fuzuê contará com 44 grupos culturais, iniciando os desfiles a partir das 13h. Já o Furdunço trará 59 atrações, a partir das 14h, entre elas BaianaSystem, Tuca Fernandes, É o Tchan, Targino Gondim, Escandurras, Mudei de Nome, Filhos de Jorge e Olodum.