O governo federal anunciou na última semana que o pagamento do 13º salário para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será antecipado e a primeira parcela será paga a partir do dia 25 deste mês. Os pagamentos serão feitos em duas parcelas nos meses de maio e junho, respeitando o calendário do INSS.
A medida beneficiará cerca de 30 milhões de brasileiros, que receberão um montante de R$62,6 bilhões. Normalmente, o abono anual, que é conhecido como o 13º, é pago entre agosto e novembro. Este é o quarto ano seguido que o benefício é antecipado para o primeiro semestre.
O dinheiro é depositado na conta dos segurados sempre a partir do final no mês da competência que está sendo paga. Em maio, o pagamento começa no dia 25 para quem tem número de benefício com final 1, sem considerar o dígito. Os primeiros a receber são os beneficiários que ganham um salário mínimo.
A segunda parcela começará a ser paga em no dia 26 de junho, conforme calendário habitual de liberação dos benefícios previdenciários. Recebem primeiro os segurados com direito ao salário mínimo e, depois, no início de julho, aqueles que ganham valores acima do piso previdenciário. A data de pagamento para estes últimos vai de 3 a 7 de julho.
Têm direito ao 13º quem recebe aposentadoria, pensão e auxílios. Ficam de fora do pagamento os segurados que ganham BPC (Benefício de Prestação Continuada) e renda mensal vitalícia.
Calendário do 13º do INSS
Quem recebe até um 1 salário mínimo
Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de maio 26 de junho
2 26 de maio 27 de junho
3 29 de maio 28 de junho
4 30 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 1 de junho 3 de julho
7 2 de junho 4 de julho
8 5 de junho 5 de julho
9 6 de junho 6 de julho
0 7 de junho 7 de julho
Quem recebe acima de 1 salário mínimo
Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela