quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Confira como foi o expediente na AL-BA nesta terça e os discursos dos parlamentares
quarta-feira 28 de fevereiro de 2024 às 09:45h

Confira como foi o expediente na AL-BA nesta terça e os discursos dos parlamentares

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), durante o pequeno expediente da sessão da Casa, desta última terça-feira (27), alertou os líderes para indicarem os integrantes do Conselho de Ética da Casa, cabendo cinco para a Maioria, dois para Minoria e um para o Bloco Independente. Ele parabenizou os pares pela instalação das comissões temáticas ainda pela manhã, desejando bom retorno dos trabalhos dos colegiados. O horário contemplou ainda a fala das deputadas e deputados inscritos, que subiram na tribuna para repercutir suas agendas, além de trazer suas pautas e posicionamentos.

O chefe do Legislativo também aproveitou o início dos trabalhos para ratificar a decisão da Mesa que resgatou a exclusividade do acesso à sala do cafezinho a quem trabalha diretamente no plenário, para garantir privacidade aos parlamentares, que atenderão a imprensa no Saguão Nestor Duarte. O presidente Adolfo Menezes reafirmou a importância da cobertura jornalística para a Casa do Povo, justificando a medida – um pedido de todos os parlamentares – por conta da superlotação da sala do cafezinho, consagrado espaço de negociação política e conversas privadas.

O presidente ressaltou que foi ampliada a capacidade da bancada Jornalista José Carlos Prata, de oito para 20 assentos, e que o acesso ao plenário se fará exclusivamente pelo saguão, onde garçons dispensarão, ao público visitante, o mesmo serviço e atendimento prestados aos deputados. Por fim, informou sobre a retomada da exigência de paletó e gravata para acesso ao plenário por parte de assessores ou fotógrafos e cinegrafistas da Ascom e da TV ALBA.

Raimundinho da JR (PL) recobrou as críticas a prestadoras de serviços na Bahia, especificamente a Coelba e a ViaBahia, que enfrentam muitas queixas de usuários. O liberal relatou que visitou a passarela, localizada na BR-324, cuja parte da estrutura desabou no último sábado, e constatou um reparo improvisado com madeiras.

Robinson Almeida (PT) voltou a denunciar o que chamou de “colapso” provocado pela Coelba em toda a Bahia, relatando que a inércia da empresa em retomar a energia já afeta outros serviços, como abastecimento de água e internet. O petista informou que já existe a convocação do novo presidente do grupo Neoenergia pela Comissão de Infraestrutura.

Hilton Coelho (Psol) voltou a apelar para que a Casa coloque em votação o PLC 154/2023, que versa sobre a valorização da Defensoria Pública do Estado, lembrando que a proposta já foi negociada desde o final de 2023. Ele também parabenizou a Uneb pela criação do Departamento dos Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas, no município de Jeremoabo.

Robinho (União Brasil) pediu atenção dos seus pares sobre os projetos aprovados pela Casa, que perderam o prazo para vetos pelo governador, e devem seguir para promulgação. Ele criticou os recentes cortes do Governo Federal nas universidades públicas, citando R$ 13 milhões na Ufba, e cobrou promessa do Governo do Estado sobre desvio do rio que corta Dário Meira, afetada pelas fortes chuvas todo ano.

Alan Sanches (União Brasil) manifestou preocupação ao indagar a bancada da maioria sobre portaria da Secretaria estadual da Educação prevendo, segundo o líder da oposição, aprovação em massa de alunos. Ele solicitou que o governador reveja a medida e registrou convite da sua bancada para que a titular da pasta fosse ouvida na Casa.

José de Arimateia (Republicanos) agradeceu aos membros da Comissão de Saúde e Saneamento pela sua recondução como vice-presidente do colegiado. Informou ainda que permanece integrando a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. O deputado também lamentou a morte da irmã de Chocolate da Bahia, a senhora Ana Guerreiro.

Olívia Santana (PCdoB) registrou grande alegria com a posse de acadêmicos negros à frente de faculdades na Ufba: Os professores Fábio Velame e Juliana Nery, diretor e vice-diretora da Faculdade de Arquitetura, e a primeira diretora negra da Faculdade de Educação, professora Nanci Rebouças. Em resposta a Alan Sanches, a deputada negou que a portaria da SEC trate sobre aprovação automática de estudantes.

Veja também

Operação cumpre 37 mandados de prisão contra golpe da falsa central telefônica

Policiais civis de cinco estados cumprem nesta quinta-feira (21) mandados contra suspeitos de integrar uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!