O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desta última segunda-feira (6) foi utilizado pelos parlamentares para informar sobre suas atividades e visitas no final de semana prolongado, além da defesa de seus posicionamentos. Durante a sessão – que foi conduzida pelo 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Samuel Junior (Republicanos) – foi registrada a presença de membros do Grupo Tortura Nunca Mais, os professores Joviniano Neto, Eliana Rolemberg, Ana Guedes e Lúcia Guedes.
Robinson Almeida (PT) exaltou a presença dos professores, fazendo referência ao Dia Estadual de Combate à Tortura, em 4 de novembro, fruto de projeto de lei de sua autoria, aprovado na Casa em 2019. O petista lembrou que a data homenageia ainda o guerrilheiro baiano Carlos Marighella, morto pela ditadura militar em 1969.
Pancadinha (SD) anunciou que, nesta quarta (8), fará entrega de ambulância, resultado de emenda parlamentar de seu mandato, para Itabuna, além de ter articulado emenda de R$ 1 milhão, do deputado federal Elmar Nascimento (UB), para saúde no município. Ele também registrou movimento paredista de prestadores de serviços públicos municipais.
Fátima Nunes (PT) lamentou a morte da ex-presidente do PT de Ilhéus, Professora Carmelita, aos 71 anos, na manhã desta segunda-feira (6). A deputada lembrou que a correligionária foi vereadora e candidata à prefeita no município, registrando, no plenário, moção de pesar pelo falecimento da “aguerrida companheira por direitos e na luta por educação”.
Raimundinho da JR (PL) cobrou ações contra concessionárias de rodovias federais na Bahia, citando ofício que recebeu da Bahia Norte, responsável pela BA-093, com promessa de melhorias que, segundo ele, não foram cumpridas. O liberal também falou de sua proposta de informatização de delegacias para facilitar recuperação de veículos.
Matheus Ferreira (MDB) parabenizou o Governo do Estado pela entrega, no último domingo (5), em Salvador, de contenção de encosta no bairro de Saramandaia. Presente ao ato, o emedebista destacou a felicidade dos moradores com a obra, que contou, conforme destacou, com investimentos de R$ 4,3 milhões, beneficiando mais de 100 famílias.
Zé Raimundo Fontes (PT) registrou sua participação na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, sábado (4), no Sudoeste da Bahia, onde se inaugurou uma escola de tempo integral em Bom Jesus da Serra, entre outras ações. Ele também ressaltou a entrega de trechos asfaltados da BA-640, de Bom Jesus da Serra às cidades de Mirante e de Poções.
Dr. Diego Castro (PL) levantou questionamentos a respeito do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (5), criticando a organização e logística para as provas, bem como o conteúdo das questões e o método de avaliação. Ele também anunciou seu voto contrário ao PL do Executivo que altera alíquotas do ICMS.
Hilton Coelho (Psol) cumprimentou os integrantes do movimento Tortura Nunca Mais, que se fizeram presentes, primeiro na Galeria Paulo Jackson e, posteriormente, no plenário, destacando o nome de Marighella no dia dedicado ao combate à tortura. O psolista também cobrou a titulação de terras do Quilombo Quingoma, de Lauro de Freitas.