Em sessão ordinária realizada, na tarde desta quarta-feira (18), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), parlamentares debateram temas como saúde, educação, segurança pública e transporte. Os discursos ocorreram durante o pequeno expediente, momento em que cada legislador tem cinco minutos para suas comunicações do mandato e manifestações sobre temas diversos.
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) informou que esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues na inauguração de uma escola de tempo integral no bairro Jardim Cajazeiras, em Salvador. Ele relatou ainda que a unidade foi batizada com o nome de José Sales, uma homenagem à liderança comunitária do bairro que faleceu há quatro anos.
A inauguração da escola de tempo integral também foi destacada por Fabrício Falcão (PC do B). Em seu discurso, ele chamou a atenção dos colegas para a necessidade de elaboração de um documento para ser levado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a respeito do serviço prestado pela ViaBahia na administração das rodovias BR-324 e BR-116.
O deputado Cafu Barreto (PSD) manifestou apoio à proposta do deputado Fabrício na busca por uma solução para o contrato de prestação de serviço da ViaBahia. Em sua fala, reiterou que o caso precisa ser levado ao conhecimento do presidente Lula, para que haja uma resposta efetiva.
Quem também teceu críticas à administração da concessionária foi o deputado Paulo Rangel (PT). O petista frisou que, se não houver uma atitude contundente, a população baiana e todos que transitam pelas estradas geridas pela empresa continuarão a sofrer graves consequências, a exemplo de acidentes.
Hilton Coelho (PSol) se juntou aos colegas na cobrança de resolução dos problemas da gestão da ViaBahia. Ele também pediu ao governo baiano que fiscalize as cooperativas que atuam, no Estado, no atendimento em home care. Em reunião com profissionais do setor, o psolista disse ter recebido informações de casos de desrespeito a direitos trabalhistas.
O deputado Hassan (PP) agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues pela implantação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), na cidade de Jequié. O legislador ressaltou que o equipamento é um sonho da região e vai atender cerca de 600 mil pessoas de Jequié e municípios adjacentes.
O líder da bancada da Minoria na AL-BA, deputado Alan Sanches (União Brasil), externou sua preocupação com o sistema de regulação da saúde pública estadual e pediu apoio dos parlamentares da bancada da Maioria na busca por melhorias do serviço. Formado em Medicina há 32 anos, o legislador também saudou os profissionais do segmento pela passagem do Dia do Médico, celebrado neste 18 de outubro.
Também médica, com 34 anos na oftalmologia, a deputada Fabíola Mansur (PSB) destacou a passagem da data comemorativa. A legisladora defendeu o legado das gestões Jaques Wagner, Rui Costa e a atual administração de Jerônimo Rodrigues no campo da saúde e citou a inauguração de 17 hospitais regionais e policlínicas nos últimos anos.
Em seu discurso na tribuna, o deputado Dr. Diego Castro (PL) chamou a atenção para a necessidade da regulamentação da lei que criou o Estatuto da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em 2001, prevendo o adicional de periculosidade para os policiais. Ele afirma que falta vontade política para concretização do benefício aos trabalhadores da segurança pública.
A deputada Cláudia Oliveira (PSD) anunciou que, na próxima sexta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues estará, na cidade de Porto Seguro, para entrega de 20 leitos de UTI e equipamentos de saúde. E na próxima quarta-feira (25), informou, será realizada na ALBA uma audiência pública para debater a endometriose.
O deputado José de Arimateia (Republicanos) parabenizou os médicos pelo dia e classificou os profissionais como pessoais essenciais à vida da população. O parlamentar também comunicou a realização de uma audiência pública, na manhã desta quarta (18), para destacar a importância da optometria na saúde pública.