sexta-feira 22 de novembro de 2024
Os trabalhos do pequeno expediente foram conduzidos, inicialmente, pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) e, depois, pelo 2º secretário, deputado Samuel Junior (Republicanos). Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Confira as pautas da última sessão da AL-BA e os posicionamentos dos parlamentares
terça-feira 5 de setembro de 2023 às 10:58h

Confira as pautas da última sessão da AL-BA e os posicionamentos dos parlamentares

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última segunda-feira (4), contemplou a fala dos deputados inscritos. O horário foi utilizado, entre outros assuntos, para defesa de pautas e posicionamentos dos parlamentares, além do registro de visitas e inaugurações. Os trabalhos foram conduzidos, inicialmente, pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) e, depois, pelo 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Samuel Junior (Republicanos).

Hilton Coelho (Psol) fez um chamamento para audiência pública na AL-BA, na manhã desta terça-feira (5), sobre projeto de lei de sua autoria que proíbe a pulverização de agrotóxicos na agricultura baiana. O psolista também se associou à luta dos professores da rede municipal de Camaçari, que estão em greve e tiveram ponto cortado pela Prefeitura.

Leandro de Jesus (PL) subiu à tribuna para cobrar do Governo da Bahia uma resposta sobre o que chamou de “caos na segurança pública” do Estado, citando a situação de tensão nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, que registrou troca de tiros e reféns. Segundo ele, a capital baiana virou praça de guerra entre facções rivais.

Rosemberg Pinto (PT) admitiu que há um ‘gargalo’ na segurança dos estados, mas culpa a ausência, nos últimos seis anos, de um plano nacional na área capitaneado pelo Governo Federal. O petista também registrou a recente reunião do conselho político do governo baiano, destacando a indicação da Bahia como 2º lugar em investimentos no país.

Robinson Almeida (PT) se associou à luta dos moradores, ambientalistas e frequentadores do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que protestaram, no domingo (3), contra a construção de três torres na Praia do Buracão. O petista também parabenizou os 79 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel).

Marcinho Oliveira (UB) relatou sua participação, na semana passada, juntamente com outros membros da Comissão de Infraestrutura da ALBA, na audiência sobre o contrato da ViaBahia, na Câmara dos Deputados. Ele solicitou celeridade, à Mesa Diretora e Procuradoria da Casa, sobre seu novo pedido de CPI sobre a concessionária.

Olívia Santana (PC do B) registrou que participou do ato em defesa da Praia do Buracão, no domingo (3), fazendo um apelo à Prefeitura de Salvador para que não conceda a licença ambiental aos empreendimentos, que, em sua visão, violam o estatuto da cidade. Ela também parabenizou o governo baiano pela reinauguração do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

Dr. Diego Castro (PL) tratou sobre a violência dos últimos dias na capital baiana, sobretudo os acontecimentos desta segunda-feira (4). O liberal ressaltou a suspensão das aulas e atividades da Ufba nos campus próximos à região do Alto das Pombas e do Calabar, exigindo uma posição firme da segurança pública do governo do Estado.

Em questão de ordem, os deputados Rosemberg Pinto e Marcinho Oliveira debateram a ocorrência de crimes em áreas rurais do interior da Bahia. O petista observou que os agentes de segurança pública não podem ser disponibilizados para guarnecer propriedades privadas contra roubos de gado, por exemplo. Apesar de concordar, Oliveira pontuou que é urgente que se investigue a prática, identifique e prenda os criminosos.

Veja também

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo

Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!