domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Confira as empresas que participarão do projeto da semana de 4 dias de trabalho no Brasil
terça-feira 5 de setembro de 2023 às 08:55h

Confira as empresas que participarão do projeto da semana de 4 dias de trabalho no Brasil

NOTÍCIAS


O assunto sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil tem dado o que falar. Desde que foi anunciado, em maio, centenas de companhias demonstraram interesse em conhecer e aplicar a metodologia da semana de 4 dias de trabalho.

No dia 30 de agosto, a Reconnect Happiness at Work, em parceria com a 4 Day Week Global e a Boston College, divulgou as empresas que irão participar do projeto piloto para adotar o novo modelo de trabalho no país. As companhias possuem sedes em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP)e Porto Alegre (RS). Já os segmentos são: saúde, jurídico, comunicação, tecnologia, alimentação e entretenimento.

No momento, 20 empresas estão confirmadas, o número pode aumentar nos próximos dias. As pioneiras são: Hospital Indianópolis; Editora Mol, Smart Duo, Thanks for sharing; Oxygen; Haze Shift – Consultoria de Inovação e Transformação Digital; GR Assessoria Contábil; Alimentare; Ab Aeterno; Grupo Soma; Brasil dos parafusos; Innuvem Consultoria; Inspira Tecnologia; PN Comunicação Visual; Clementino & Teixeira; Plonge Consultoria e a Vockan. A lista contempla outras empresas, que no momento não autorizaram a divulgação.

Para Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work e parceira oficial da 4 Day Week Brazil, o projeto demonstra o quanto as empresas estão aderindo a novas experiências no ambiente corporativo.

“Este é um passo importantíssimo para revolucionar o mundo do trabalho, possibilitando mudanças no desempenho dentro de nossos cargos, tornando a jornada de trabalho mais produtiva e ao mesmo tempo saudável”, comenta.

O objetivo da metodologia da semana de 4 dias não consiste em simplesmente trabalhar um dia a menos, mas sim redesenhar a forma de atuação das empresas, que poderão fazer uma melhor gestão de tempo, automatizando processos, delegando tarefas e principalmente revendo prioridades durante a rotina.

Agora as empresas iniciarão as próximas etapas do projeto. O processo de preparação e de orientação começa em setembro e vai durar três meses. Durante esse período, as empresas continuam na semana 5 dias até definirem melhor qual será sua estratégia, se será a sexta ou outro dia escolhido para ser a folga, além de comunicar aos clientes e outros stakeholders, e fazerem a primeira pesquisa quantitativa e também as conversas da pesquisa qualitativa com a FGV. A redução da jornada deve começar entre os meses de novembro e dezembro e vai durar seis meses.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!