A Europa e a Ásia dominaram a lista de cidades com melhor transporte público do mundo, divulgada pela Time Out, editora de guias turísticos. Ao todo, segundo reportagem de Lilit Marcus,
foram entrevistadas 20 mil pessoas em 50 cidades pelo planeta.As dez primeiras cidades – de um total de 19 listadas – são inteiramente compostos por destinos desses dois continentes, com Berlim chegando ao primeiro lugar.
A cidade mais bem listada da América do Norte é Nova York, na posição 15, e nenhum outro continente está representado – melhor sorte no próximo ano para Buenos Aires, Doha e Melbourne.
Embora apenas os residentes tenham sido pesquisados, esta lista também é útil para os viajantes, pois eles decidem para onde ir e qual a melhor forma de se locomover.
O que contribui para um ótimo trânsito?
O transporte público é um termo amplo que inclui metrôs, trens aéreos, ônibus, bondes e até balsas.
Para entrar na lista da Time Out, pelo menos 80% dos residentes entrevistados tiveram que concordar que é fácil se locomover pela cidade por meio de transporte de massa.
De acordo com os dados da Time Out, 97% dos berlinenses têm coisas positivas a dizer sobre a infraestrutura de transporte público de sua cidade, elogiando a rede por ser confiável, confortável e segura.
Mas há outros fatores a considerar ao viajar de trem ou ônibus – a saber, a estética.
Estocolmo, em sétimo lugar, foi uma das cidades elogiadas por suas belas estações de metrô. Muitas de suas estações apresentam designs coloridos e dramáticos, ganhando o apelido de “a exposição de arte mais longa do mundo”.
Não são apenas as próprias estações que são conhecidas pela boa aparência.
Os famosos trens de superfície de Hong Kong, conhecidos localmente como “ding dings” pelo som que fazem, têm até sua própria cor Pantone, “HK Tram Green”.
Hoje em dia, os bondes aparecem em uma variedade de cores e designs, mas a cor icônica data da era pós-Segunda Guerra Mundial, quando os militares britânicos tinham um excesso de tinta verde.
Destaques asiáticos
Sete das 19 principais cidades aclamadas por seus sistemas de transporte de massa estão na Ásia. A maioria está no leste do continente, com Cingapura, Xangai e Taipei recebendo elogios, mas Mumbai ficou em 19º lugar.
A megacidade indiana lançou recentemente o Chalo Pay, um novo aplicativo que facilita a reserva e o pagamento de passagens de trânsito sem a necessidade de carregar dinheiro. Mas foi Tóquio, em terceiro lugar, que teve a maior exibição do continente.
O transporte coletivo da cidade foi elogiado por ser bem mantido, eficiente e fácil de navegar, mesmo para quem não fala japonês.
Estrelas europeias
Seis das 19 principais cidades estavam Europa, com outras duas – Londres e Edimburgo – no Reino Unido.
Várias dessas cidades foram elogiadas por terem um sistema de pagamento unificado para cobrir uma variedade de formas de transporte público.
Em Copenhague, um trajeto regular pode incluir táxis aquáticos que levam os viajantes pelo porto, enquanto Amsterdã, com 10 lugares, facilita a transferência entre ônibus, trens e bondes.
Talvez não seja uma coincidência que ambas as cidades também apareçam na lista da CNN das melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta.
Iniciativas de sustentabilidade na União Europeia significam que muitas áreas metropolitanas oferecem incentivos para reduzir o tráfego de automóveis. Quer você viaje de bonde, trem ou bicicleta, é uma maneira de visitar as principais atrações turísticas e reduzir sua pegada de carbono.
Confira a lista com as 19 cidades:
1 – Berlim (Alemanha)
2 – Praga (Tchéquia)
3 – Tóquio (Japão)
4 – Copenhague (Dinamarca)
5 – Estocolmo (Suécia)
6 – Singapura
7 – Hong Kong (China)
8 – Taipé (Taiwan)
9 – Xangai (China)
10 – Amsterdã (HOlanda)
11 – Londres (Reino Unido)
12 – Madri (Espanha)
13 – Edimburgo (Reino Unido)
14 – Paris (França)
15 – Nova York (EUA)
16 – Montreal (Canadá)
17 – Chicago (EUA)
18 – Pequim (China)
19 – Mumbai (Índia)