Historicamente, os veículos a diesel – como picapes, SUVs e jipes – sempre foram valorizados no Brasil. Os fatores que explicam isso são diversos: baixo consumo (relativo); custo-benefício de acordo com o portal Vrum, para quem “roda” muito; torque do motor; etc. Porém, de um tempo para cá, esse combustível coleciona desvantagens que o tornam um péssimo negócio para a maioria das pessoas.
O drama mais recente é a possível falta de diesel nas bombas em diversas regiões do país. De acordo com o Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais), o motivo do desabastecimento seria a defasagem do preço interno do combustível em comparação com o mercado internacional, motivado pelo fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI).
Mas, as desvantagens não param por aí…
Confira mais 4 motivos que tornaram os carros a diesel uma dor de cabeça
- Aumento do teor de biodiesel
A partir de abril, houve um aumento no teor de biodiesel no diesel de 10% (B10) para 12% (B12). Essa medida já foi tomada no passado, tendo resultado em diversos casos de motores entupidos. A história tem tudo para se repetir.
- Preço do diesel
Ainda que a não paridade internacional do preço do diesel tenha criado uma vantagem na ordem de 30% para o consumidor brasileiro, seu valor médio está longe de ser uma barbada. Hoje, conforme pesquisa do Vale Card, o preço médio do diesel no Brasil é de R$ 5,24 o litro (com a aplicação de uma desoneração por parte do governo federal).
A título de comparação, o preço médio do litro da gasolina no Brasil é de R$ 5,69. Antes a diferença de preço entre esses dois combustíveis já foi bem mais vantajosa para o diesel. E isso acaba comprometendo umas das premissas desse combustível, de que é preciso rodar bastante para compensar o valor alto de aquisição. Com o valor alto, é preciso rodar muito mais.
Mais prejuízo no bolso
- Desvalorização
Fontes do mercado de carros usados relatam que, com o crescimento dessas desvantagens, os carros a diesel perderam preço e liquidez. Lembrando que esses veículos a diesel são mais caros na hora de comprar. Porém, a não ser que o preço esteja baixo, está difícil repassar um carro a diesel.
- Manutenção cara
Uma surpresa desagradável para quem compra um veículo a diesel usado, é o valor da manutenção. Não por acaso, já ficou comum vermos nas ruas esses veículos expelindo nuvens de fumaça, implorando por cuidados, o que pode não ser compatível com o bolso de quem pagou pouco pelo veículo.