sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Steve Buissinne/Pixabay
Home / NOTÍCIAS / Confiança do empresariado baiano apresenta recuo em setembro
sexta-feira 29 de outubro de 2021 às 17:20h

Confiança do empresariado baiano apresenta recuo em setembro

NOTÍCIAS


O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -68 pontos em setembro. O nível de confiança, portanto, foi menor do que o observado no mês antecedente (-41 pontos) e maior do que no mesmo mês do ano passado (-220 pontos).

Numa escala de -1.000 a 1.000 pontos, o resultado representou uma piora de 27 pontos quanto ao averiguado em agosto. Assim, a trilha de recuperação da confiança empresarial observada ao longo dos cinco meses anteriores foi interrompida. Em relação ao registrado um ano antes, a pontuação mais recente significou uma melhora de 152 pontos.

O indicador abaixo de zero revelado no mês, dessa maneira, significou a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 19ª vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona de Pessimismo Moderado pela quinta vez seguida.

O recuo do nível de confiança de agosto a setembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para uma das quatro atividades. Enquanto Agropecuária, Indústria e Comércio exibiram contração em seus indicadores, a atividade de Serviços experimentou expansão. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, por outro lado, todos os setores apresentaram alta.

Do conjunto avaliado, os itens juros, crédito e inflação apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, vendas e emprego foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!