Realizado periodicamente e de forma estratégica para discutir as demandas da região nordeste do Brasil, o encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento teve início na quinta-feira (14) com um jantar e nesta nesta sexta-feira (15) ocorreram os debates. A reunião foi em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O evento contou com o apoio e a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Reunindo as principais lideranças municipalistas da região, o encontro trata de pautas urgentes do nordeste e que precisam de encaminhamento em Brasília. Representando a CNM e o presidente Paulo Ziulkoski, o consultor da entidade, Eduardo Stranz, fez uma apresentação em que tratou das pautas municipalistas e de como a Confederação pode auxiliar os Municípios nordestinos.
O encontro foi aberto pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Anteomar Pereira, conhecido como Babá. A reunião recebeu parlamentares e representantes de órgãos importantes para o desenvolvimento dos Municípios do nordeste, como o Banco do Nordeste, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Também participaram os presidentes da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão (Zé Cocá); da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Ana Célia Cabral; Associação Piauiense de Municípios, Paulo César Morais; Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley; Federação das Associações de Municípios da Paraíba, George Coelho; Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, Alan Andrelino Nunes Santos; o 2º Secretário da CNM, Hudson de Brito e conselheiro fiscal da Confederação Eduardo Tabosa.
Esta edição do encontro foi finalizada com a construção da Agenda Nordeste, que trata das pautas urgentes da região.