Com a extração da camada de asfalto, construção de travessias com sinalização em piso tátil e implantação de faixa de pedestres em paralelepípedo vermelho e cinza, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) intensifica o ritmo das obras de requalificação urbana da Rua Chile, que, além da volta do pavimento em paralelepípedos, terá o emaranhado de fios de energia e cabeamento de empresas de telecomunicação retirados.
Primeira via do Brasil, a Rua Chile, um dos principais cartões postais da capital baiana, está sendo contemplada com o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, de pavimentação de vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade. Um investimento de R$ 124 milhões, beneficiando 314 ruas, em 11 bairros da região antiga da cidade, incluindo a Rua Chile e mais 17 ruas do Centro Histórico de Salvador.
“Além de eliminarmos os fios, com a conversão da fiação aérea por cabeamento enterrado, estamos trazendo de volta os trilhos, por onde passou a primeira linha de bonde no país, que estavam perdidos, abaixo da camada de asfalto”, informa o diretor de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab), Maurício Mathias, referindo-se à recuperação dos trilhos que voltarão à compor a paisagem da via histórica.
A obra, nos 330 metros da Rua Chile, foi dividida em seis trechos, que estão sendo feitos por etapas. No primeiro momento, é realizada a requalificação das calçadas, formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Nas mudanças de nível e nas rampas de acesso são colocados também piso tátil de alerta. A fiação aérea (rede elétrica e de telecomunicações) será rebaixada para uma vala subterrânea. Em sequência, são iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via em paralelepípedo.
Status da obra
Nos trechos 1, em frente ao Hotel Palace, 2 e 3, entre o Palace e a Rua das Vassouras, foi finalizada a retirada do asfalto. Agora, está sendo colocada uma camada de brita para proteger a base, onde será assentado o paralelepípedo. No espaço de 1,2 mil metros quadrados está sendo realizada também nove faixas de travessia de pedestres em paralelepípedo vermelho e cinza e rampa de travessia com sinalização em piso tátil para melhoria da acessibilidade.
No trecho 3, na altura da Rua das Vassouras, já foi finalizada a vala técnica do lado esquerdo da pista, sentido Praça Castro Alves/Praça da Sé e agora está sendo feita também uma travessa de pedestre em paralelepípedo vermelho e cinza.
Os serviços dos trechos 4, na lateral do Palácio Rio Branco, e 5, em frente à Câmara dos Vereadores, também foram concluídos, incluindo a volta dos trilhos do bonde. Já no trecho 6, entre os hotéis Fasano e Palace, os operários trabalham na execução da vala subterrânea por onde passarão as fiações da rede elétrica e de telecomunicações.