domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/CNN
Home / NOTÍCIAS / Conab confirma Edegar Pretto como novo presidente
quarta-feira 22 de março de 2023 às 10:59h

Conab confirma Edegar Pretto como novo presidente

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) foi eleito para a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (21). O nome foi votado por seis membros do Conselho de Administração da Conab. Internamente, a aprovação era dada como certa.

Segundo relatos feito à reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez pressão para que o aliado assumisse o comando da estatal o quanto antes. O receio dos petistas era de que o antigo presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro, pudesse barrar determinações do Planalto para a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ribeiro, destituído do cargo na semana passada, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A retomada do PAA é vista pelo governo Lula como um dos braços das políticas de combate à fome, uma das principais bandeiras da campanha petista. O presidente viaja ao Nordeste nesta quarta-feira (22) para relançar o programa.

A nomeação de Pretto dependia também de modificações no estatuto social da estatal, que passou a incluir novos critérios de elegibilidade da diretoria-executiva. As mudanças foram aprovadas na segunda-feira (20).

O estatuto repaginado tem agora a exigência de cinco anos de experiência em cargo de chefe ou conselheiro em empresa de porte semelhante ao da Conab. Também é necessário ter pós-graduação na área e cinco anos de experiência em cargo comissionado ou função equivalente.

Pretto cumpre os requisitos. Já foi secretário municipal, chefe de gabinete do então deputado estadual Dioniso Marcon (PT-RS), com tempo superior ao exigido. Nas eleições do ano passado, ele foi derrotado na disputa pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Relançamento do programa

Lula vai ao Recife relançar o Programa de Aquisição de Alimentos, criado em 2003 no âmbito do Fome Zero. A expectativa é para que o governo anuncie reajuste no valor do pode ser comercializado pelos agricultores familiares, facilitação do acesso a indígenas, povos e comunidades tradicionais. Além de maior participação de mulheres.

O PAA é operacionalizado por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Lula também deve reinstalar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e criar o Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!