sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: ASCOM / Vereador Sílvio Humberto
Home / NOTÍCIAS / Comunidade Quilombola comemora recorde de adesão em pré-vestibular gratuito
segunda-feira 28 de outubro de 2019 às 14:52h

Comunidade Quilombola comemora recorde de adesão em pré-vestibular gratuito

NOTÍCIAS


Ação aconteceu em São José do Itaporã em Muritiba

Quem mora fora da capital em especial nas zonas rurais sabe de toda a dificuldade que é enfrentada para o acesso aos serviços básicos como saúde e educação. Na contra mão dessa regra, o distrito de São José do Itaporã que fica em Muritiba localizado a cerca de 120 km de Salvador, iniciou um audacioso projeto através do professor Joilson Fiúza para levar conhecimento e oportunizar o acesso de jovens do campo à universidade.

Formado em História pela UFRB e especialista em História Afro e indígena pelo IF Baiano campus Governador Mangabeira, Fiúza arregimentou diversos professores de variadas áreas do conhecimento para juntos montarem a grade e iniciar o projeto. A iniciativa é a primeira em 100 anos, pois nunca no distrito se teve um módulo preparatório gratuito e aberto não só ao distrito, mas para diversas comunidades do entorno. Neste domingo dia (27), o sentimento foi de saudade e esperança por novos dias.

Após cinco meses, as atividades do Movimenta Cursinho foram encerradas com uma ampla discussão sobre a importância da educação para transformar vidas sempre agregando com a justiça social. Para o professor Joilson Fiúza que é filho da comunidade, o cursinho tem um papel fundamental de devolver sonhos. “Obrigado aos colaboradores que acreditaram nesse projeto promissor, que ajudaram a construir uma política de educação séria, comprometida, amorosa e transformadora para a juventude rural do São José.

Fizemos mais, devolvemos sonhos, possibilitamos que essa juventude sonhasse com um futuro melhor e de oportunidades. Quando me formei, decidi continuar morando e trabalhando no São José porque entendi que precisava contribuir de alguma forma com os jovens daqui. Meu umbigo está enterrado nesse chão, é aqui que irei continuar defendendo o que acredito – a educação -, e com os moradores do meu distrito, tenho um compromisso”, finalizou.

Sobre o projeto

O projeto nasce do engajamento de jovens professores do distrito do São José do Itaporã preocupados com a juventude local e com uma educação de qualidade pra todxs, inclusiva e como ferramenta de transformação social. O Movimenta Cursinho foi pensando para os estudantes da comunidade local oriundos de classes populares, filhos e filhas de trabalhadores rurais, quilombolas e concluintes do Ensino Médio que estavam longe da sala de aula a muito anos.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!