domingo 5 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Comunidade de Busca Vida recebe alerta para o perigo de incêndios e acidentes nos festejos juninos
terça-feira 21 de junho de 2022 às 09:10h

Comunidade de Busca Vida recebe alerta para o perigo de incêndios e acidentes nos festejos juninos

NOTÍCIAS, RMS


Seguindo uma tradição nordestina, muitas famílias acendem fogueiras para comemorar os festejos juninos, mas é sempre bom estar atento aos possíveis perigos. A administração do Condomínio Busca Vida (CBV) vem alertando seus moradores e a comunidade para o risco de acidentes nos festejos juninos desta época. “Convém alertar a todos que, a depender da área escolhida, das condições climáticas no momento e do material utilizado para esta tradição secular, o risco de incêndios deve ser considerado”, informa Marcelo Dourado, síndico do CBV.

De acordo com ele, por ser uma área de proteção ambiental, em caso de o fogo decorrente do acendimento das fogueiras se alastrar, por exemplo, para a Zona de Proteção Rigorosa ou Zona de Vida Silvestre, é possível, a depender das circunstâncias e dos fatos apurados, o cometimento dos crimes estabelecidos nos artigos 41 ou 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). “Da mesma forma, caso o fogo se propague de tal forma, de modo a expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, é presumível, a depender destas circunstâncias e dos fatos apurados, o cometimento de crime de incêndio previsto no artigo 250 do Código Penal”, explica Marcelo Dourado.

O artigo 18 do Regimento Interno do CBV determina que os condôminos devem observar os cuidados necessários à prevenção de incêndios, como a utilização de fogo em lugares impróprios. E, em caso de alguma intercorrência, poderá também ser aplicada uma multa administrativa, após a devida apuração do fato ocorrido.

Mas para não perder o brilho da festa é possível seguir a tradição, desde que alguns cuidados sejam observados pela comunidade, como, por exemplo, não utilizar combustíveis como álcool, gasolina ou outro solvente; fazer a limpeza da área retirando toda grama, folhas secas e material inflamável; evitar locais de risco, como a proximidade da rede elétrica, árvores e etc.; deixar em local de fácil acesso uma pá ou equipamento semelhante para, em caso de emergência, jogar terra sobre a fogueira; evitar o acendimento nas vias pavimentadas com asfalto, pois, o fogo pode destruir o material; evitar o consumo de bebidas alcoólicas próximo à fogueira; e verificar se a mesma foi apagada com água e terra antes de se retirar do local, de modo que não reste nenhuma fagulha que possa mais tarde iniciar um incêndio.

Veja também

Após morte de japonesa, brasileira de 116 anos se torna pessoa mais velha do mundo

A gaúcha Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha no mundo, de acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!