Ao falar de SUVs na faixa de R$ 1 milhão, ou bem mais que isso, obviamente conforme a revista Motor Show, não é difícil achar opções magníficas. Range Rover, Porsche Cayenne, Audi Q7 e Q8, Volvo XC90, BMW X7… Mas, para ficar só entre as maiores novidades, este ano estrearam nesta categoria de SUVs dos sonhos o novíssimo Aston Martin DBX, primeiro modelo do tipo da marca inglesa, e a nova geração do Mercedes-Benz GLS.
E, se o Mercedes-Benz Classe S representa o máximo de luxo entre os modelos de três volumes, o GLS, que é sua versão SUV, não poderia ser diferente: ao entrar ou sair da cabine, basta encostar a porta sutilmente que um sistema de sucção termina o serviço.
Lá dentro, impressionam tanto o espaço de sobra para sete adultos, garantido pelos 5,20 m de comprimento e 3,14 m de entre-eixos, quanto o esmero e a qualidade dos materiais empregados.
Além disso, o GPS tem realidade aumentada e os bancos dianteiros, aquecimento, ventilação e massagem – mesmo os da segunda fileira oferecem ajustes elétricos do assento, encosto e apoio de cabeça, com privacidade garantida por persianas – estas também com acionamento elétrico.
O GLS 450 é um híbrido leve, com o seis cilindros em linha 3.0 turbinado associado a um motor elétrico de 20 cv e 250 Nm. No total, são 367 cv e 500 Nm, para chegar aos 100 km/h em 6,2 segundos.
Porém o negócio aqui não é andar rápido, mas principalmente, o conforto ao rodar, absolutamente perfeito. Seu segredo está nas suspensões a ar “mágicas”: além de ajustáveis em altura para eventual uso off-road, um conjunto de câmeras e sensores “enxerga” buracos, valetas e lombadas, e prepara a suspensão para “neutralizar” qualquer desconforto.
Em uma serra ou trecho sinuoso, selecione o modo Curve para o GLS se preparar e inclinar a carroceria para o lado oposto das curvas, e assim também “neutralizar” seu 1,82 m de altura. Genial!
› VERSÕES
450 4MATIC R$ 912.900
› Potência 367 cv
› Porta-malas 890 litros
› Consumo E
› Versão indicada Versão única