segunda-feira 1 de julho de 2024
Home / CURIOSIDADES / Como surgiu a residência Oficial da Granja do Torto?
segunda-feira 31 de dezembro de 2018 às 08:01h

Como surgiu a residência Oficial da Granja do Torto?

CURIOSIDADES, DESTAQUE


A residência oficial dos presidentes da República é o Palácio da Alvorada, inaugurado em 1958, antes mesmo da inauguração de Brasília. Todavia, a Residência Oficial da Granja do Torto já serviu de morada para alguns ex-presidentes como João Goulart, João Baptista Figueiredo, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

A Residência Oficial da Granja do Torto é uma das residências mantidas pela Presidência da República Federativa do Brasil. É uma propriedade com características de casa de veraneio, localizada no bairro da Granja do Torto que, assim como o Palácio da Alvorada, situa-se fora do Plano Piloto de Brasília.

Imagem relacionada
Piscina da Granja do Torto

Situada na ponta extrema da Asa Norte, às margens do Ribeirão do Torto (daí vem o nome do local), a Fazenda do Riacho Torto (como antigamente era conhecida) foi usada pela primeira vez por Íris Meinberg, diretor da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil). A Novacap, empresa responsável pelo planejamento e pela construção de Brasília, decidiu que sua diretoria (formada por quatro membros), deveria morar em quatro sítios, preparados para abastecer a nova capital do Brasil. Íris Meinberg era o diretor financeiro, e sua residência foi destinada ao fornecimento de galinhas e ovos — era, portanto, uma “granja”.

Resultado de imagem para Residência Oficial da Granja do Torto
São 37 hectares incluem lago e córrego artificiais, piscina, academia, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa

Outra versão narra que a Residência do Torto pertencia a João Goulart na ocasião da mudança para o Regime Militar em 1964. O nome seria devido a Adão Guedes, criado pela mãe de João Goulart, em São Borja, no Rio Grande do Sul, que era capataz da granja e que, por um acidente nas lidas do campo, teve um olho vazado por um arame farpado, passando a usar um olho de vidro. Guedes teria ficado conhecido como “o Torto” em razão desse acidente, advindo, daí, o nome da Granja. Tal versão é contada por Manoel Ribas Guedes (1927), de São Borja, amigo dos tempos de adolescência de João Goulart e conhecedor de muitos detalhes da família Goulart em São Borja.

Resultado de imagem para Residência Oficial da Granja do Torto
Anexos da Granja do Torto

Michelle visitou as instalações do Torto e do Palácio da Alvorada acompanhada da atual primeira-dama, Marcela Temer. Dizem até que Michelle gostou mais da Granja do Torto do que do Palácio do Planalto, pois a Granja teria mais jeito de casa.

O imóvel está localizado a 14,6 km do Palácio do Planalto (local de trabalho do presidente). Devido sua localização ficar distante e ainda ter uma estrada com muitos sinais de trânsito e congestionamento, poucos presidentes fixaram residência no Torto. Usado na maior parte das vezes para férias, recreação e festas.

Imagem relacionada
Lago na Granja do Torto

Na Granja do Torto, além da casa, foi construída uma granja para fornecimento de ovos e frangos. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja onde criava cavalos.

São 37 hectares incluem lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, academia, heliponto e uma área de mata nativa.

Galeria de arte

Estão na Granja do Torto obras de arte que fazem parte do acervo da Presidência da República. São trabalhos de diferentes épocas e estilos, tais como Italian pot with flowers(Pote italiano com flores), de Philip Sutton, e serigrafias de Carlos Scliar.

Veja também

Deputado federal grava vídeo ao governador sobre a ponte Salvador-Itaparica

A Bahia necessita de integração e desenvolvimento, tanto para a capital, quanto também para o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!