quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação Nasa
Home / CURIOSIDADES / Como engenheiros da Nasa consertaram a sonda Voyager 1 a 24 bilhões de km da Terra
quinta-feira 25 de abril de 2024 às 15:24h

Como engenheiros da Nasa consertaram a sonda Voyager 1 a 24 bilhões de km da Terra

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


A sonda espacial da Nasa, agência espacial americana, Voyager 1 entrou em contato com a Terra pela primeira vez desde novembro de 2023. O objeto sofreu um problema em um dos chips de memória, o que foi resolvido a uma distância de 24 bilhões de quilômetros da Terra por engenheiros. As informações são do Wired.

A Voyager 1 foi lançada a 47 anos e, devido à distância, uma mensagem da Terra leva 22 horas para chegar ao objeto. Em novembro, a sonda simplesmente parou de emitir sinais de dados que continham informações sobre o estado e medidas tiradas pelos seus instrumentos científicos para o nosso planeta.

Durante todo esse período, a equipe que observava a sonda ainda conseguia acesso às emissões da Voyager, portanto, os engenheiros sabiam que o objeto não estava “morto”.

Com isso, os engenheiros tiveram que enviar sinais para “cutucar” a Voyager 1 no intuito de pedir os dados da sonda. Isso permitiu que os especialistas identificassem o problema em um chip de memória do objeto, fabricado há décadas, que voltou à ativa após receber uma solução transmitida pela Nasa.

Não foi possível determinar exatamente o que causou a falha no chip de memória, podendo ser por conta de um envelhecimento do hardware ou o equipamento ter sido atingido por raios cósmicos.

Apesar de o problema estar resolvido, os dados coletados pela sonda desde novembro não foram recuperados.

Veja também

Os sintomas de covid longa que ainda afetam milhões de pessoas

Para milhões de pessoas no mundo, a pandemia de covid nunca terminou. Elas continuam sofrendo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!