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sexta-feira 5 de janeiro de 2024 às 08:00h

Como a montadora chinesa BYD se tornou a maior vendedora de veículos elétricos do mundo

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A empresa chinesa BYD tornou-se a líder mundial de venda de veículos elétricos puros no quarto trimestre de 2023, marcando outro momento histórico no setor de veículos de nova energia (NEVs, em inglês), em rápido crescimento na China.

A montadora com sede em Shenzhen anunciou as vendas de 526.409 carros totalmente elétricos entre outubro e dezembro, superando os 484.507 da Tesla no mesmo período.

Os números anuais também viram a BYD manter o título de maior vendedor de NEVs do mundo, com mais de 3,02 milhões de carros vendidos no ano passado, incluindo modelos elétricos puros e híbridos plug-in.

A BYD é um dos muitos produtores de NEVs que viram as vendas crescerem à medida que a China, ostentando o maior número de veículos motorizados do mundo, faz a transição para tecnologias mais ecológicas.

Entre as empresas chinesas, a GAC Aion, subsidiária do Grupo GAC, viu suas vendas aumentarem 77%, chegando a 480 mil no ano passado. A startup Li Auto entregou 376 mil veículos em 2023, um aumento de 182,2%.

A gigante norte-americana Tesla também comemorou um crescimento de 38% na entrega de carros em 2023. Com uma gigafábrica em Shanghai, a empresa considera a China seu maior mercado externo fora dos Estados Unidos.

Por que a BYD?

Fundada em 1995 como produtora de baterias, a BYD foi pioneira na busca pela fabricação de NEVs na China. Em 2004, quando os carros de nova energia da BYD fizeram sua estreia no salão internacional do automóvel de Beijing, a empresa foi a única montadora a exibir NEVs.

“Quando anunciamos nosso plano de produção de veículos elétricos, muitas pessoas não tinham confiança em nós”, lembrou Wang Chuanfu, presidente da BYD.

“Mas tínhamos confiança em nossa previsão de que o mercado automotivo tradicional teria um teto de tamanho de mercado devido a fatores ambientais e de mudanças climáticas”, disse Wang.

Depois de um início conturbado caracterizado por suspeitas dos consumidores sobre autonomia e escassas instalações de carregamento envolvendo NEVs, a empresa inaugurou uma era de crescimento robusto nos últimos anos.

No ano passado, a empresa vendeu mais de 1,57 milhão de carros de passeio elétricos puros, o que representa um aumento de 72,8% ano a ano. Suas vendas de veículos híbridos plug-in também subiram 52%, ultrapassando 1,43 milhão.

Seus modelos mais vendidos visam o mercado intermediário e consumidores jovens. Na China, os modelos da BYD ocupam o primeiro lugar nas faixas de preço de 100 mil a 150 mil yuans (cerca de US$ 14 mil a US$ 21,4 mil) e 150 mil a 200 mil yuans, de acordo com um relatório da SDIC Securities.

Observadores do setor dizem que empresas chinesas de NEVs, como a BYD, incorporaram designs atraentes e tecnologias inteligentes para atrair os consumidores chineses com idades entre 20 e 40 anos, que se tornaram os principais clientes dos NEVs.

Na parte de fabricação, a BYD se beneficiou da madura cadeia da indústria de NEVs na cidade de Shenzhen, que vai desde baterias e cabines inteligentes até totens de carregamento. O centro de tecnologia do sul também possui muitas empresas de internet e inteligência artificial que estão fazendo incursões no setor de condução inteligente, disse Yu Xiquan, chefe do departamento de indústria e informatização da cidade.

Por que a empresa chinesa?

Como o maior produtor e mercado mundial de NEVs, a China tinha mais de 18 milhões de NEVs em uso em setembro do ano passado, representando mais da metade do total mundial. Acredita-se que esse vasto e florescente mercado doméstico, juntamente com o impulso do governo para o desenvolvimento de baixo carbono, tenha empurrado as empresas chinesas de NEVs para a vanguarda global da inovação.

Em um evento histórico para o setor, a montadora alemã de longa data Volkswagen Group chegou em julho a um acordo para comprar uma participação de 4,99% na startup chinesa de veículos elétricos Xpeng e co-desenvolver dois modelos de NEVs para o mercado chinês.

O negócio atraiu muita atenção, pois deu à Volkswagen acesso às tecnologias da Xpeng, incluindo o sistema avançado de assistência à condução (ADAS, em inglês), quebrando o modelo da transferência tecnológica unidirecional de empresas automotivas estrangeiras para chinesas.

Para estimular a transição de mercado, o governo chinês lançou uma série de incentivos políticos nos últimos anos para promover pesquisas, testar novos aplicativos de NEVs e construir mais instalações de carregamento, especialmente nas vastas áreas rurais.

De acordo com a coalizão sobre a promoção da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, o número de instalações de carregamento na China aumentou 67% nos primeiros 11 meses de 2023, oferecendo um forte impulso para o rápido crescimento do setor em 2023.

O próspero setor de NEVs agora colocou a China em uma posição melhor para realizar as metas duplas de carbono do país de atingir o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e de alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

O automóvel é uma importante fonte de emissões de dióxido de carbono, por isso a promoção de novas energias e a redução das emissões no setor é uma abordagem direta e eficaz para combater as alterações climáticas, disse o presidente da BYD.

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