Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio (Coges-PNH2), liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), realizou, nesta última segunda-feira (31), a 4ª Reunião Ordinária do colegiado. Durante o encontro, também foram avaliadas e discutidas ações prioritárias relacionadas ao Plano de Trabalho Trienal 2023-2025, algumas delas já em andamento.
A Consulta Pública do Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 do PNH2 teve 656 contribuições para as ações propostas no Plano, de 56 instituições, maioria (73%) do setor privado. As principais considerações foram ligadas à forma geral do Plano e aos temas relacionados à abertura e crescimento do mercado e competitividade.
Para o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME e coordenador do Coges-PNH2, Thiago Barral, o encontro serviu para avaliar e planejar estrategicamente os novos direcionamentos do plano, que será publicado em breve. “Estamos estruturando as ações estratégicas que serão o norte do plano daqui para frente. Com isso, conseguimos integrar os eixos do plano para definir as ambições do Brasil para esse novo mercado”, ressaltou Barral.
Dentro da pauta da reunião, foram ressaltadas as diversas dessas ações propostas no Plano, colocado em consulta pública, que já estão em andamento, como a elaboração de proposta de marco legal para hidrogênio de baixo carbono no Brasil, a elaboração de estudos sobre mapeamento da cadeia produtiva e sobre demanda e o financiamento internacional para o setor.
O Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio, coordenado pelo MME, é composto por 11 ministérios, agências reguladoras de energia elétrica (ANEEL) e de petróleo, gás e biocombustíveis (ANP), e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Além disso, o colegiado conta com o suporte de cinco Câmaras Temáticas para discussão técnica de temas específicos.
Reunião ampliada
A reunião ampliada com o setor privado sobre o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), tem uma nova data e terá formato híbrido (online e presencial). A nova data será no dia 16/08 (quarta-feira), a partir das 14h. O evento vai ocorrer no auditório do subsolo da sede do Ministério de Minas e Energia (MME) e também numa plataforma virtual.
As inscrições para participação virtual estão abertas até às 20h do dia 14 de agosto (segunda-feira), por meio deste link. Os inscritos para o evento virtual receberão um link do evento no e-mail cadastrado. As inscrições para o formato presencial foram encerradas devido à capacidade do espaço e os registros recebidos até o limite de vagas do auditório serão mantidos.