sábado 23 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Comissão no Senado proíbe cobrança de taxa diferenciada por curso em inscrição para vestibular
terça-feira 4 de junho de 2019 às 17:16h

Comissão no Senado proíbe cobrança de taxa diferenciada por curso em inscrição para vestibular

POLÍTICA


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4), projeto de lei que proíbe a cobrança de taxas diferenciadas por curso nos processos seletivos para acesso à graduação. O projeto de lei de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 1996), que hoje permite a diferenciação de valor quando houver necessidade de prova de habilidade específica.

Segundo o parlamentar, o que motivou a apresentação da proposição foi a constatação da prática de cobrança de taxas diferenciadas nos vestibulares de cursos mais concorridos — como medicina — adotada por algumas instituições de ensino superior, sobretudo do setor privado.

“A cobrança de taxas de inscrição mais elevadas para os processos seletivos dos cursos de medicina acaba por funcionar como uma barreira à participação de candidatos de baixa renda a uma profissão de elevado prestígio social”, argumenta Veneziano na justificativa para o projeto.

Veja também

Entrevista: ‘O MDB não tem dono, mesmo que seja prefeito de São Paulo’, diz Renan Calheiros

Um dos principais caciques do MDB e aliado do presidente Lula da Silva (PT), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!