quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Ascom
Home / POLÍTICA / Comissão na AL-BA repudia ônibus por aplicativo e pede pra Agerba endurecer fiscalização
quinta-feira 5 de dezembro de 2019 às 07:31h

Comissão na AL-BA repudia ônibus por aplicativo e pede pra Agerba endurecer fiscalização

POLÍTICA


A Comissão Especial para Regulamentação do Transporte Complementar na Bahia  repudiou, em reunião ordinária nesta última quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, o aplicativo Buser, que faz transporte intermunicipal e interestadual de passageiros por ônibus.

O presidente do colegiado, deputado estadual Robinson Almeida (PT), pediu ao diretor da Agerba, Carlos Henrique Martins, presente na reunião, que endureça a fiscalização contra a modalidade, em atuação irregular na Bahia desde novembro.

“Essa é uma violação das leis. A empresa não tem nenhuma autorização para fazer transporte, não tem concessão, e aqui nós repudiamos que essa atividade se encontre em funcionamento no nosso estado e requeremos que a Agerba fiscalize de forma urgente esse funcionamento porque ele traz insegurança aos usuários e uma concorrência desleal ao segmento, pois atinge não só as empresas mas também  o transporte complementar como um todo”, arguiu o parlamentar. “É preciso atender a lei, e não organizar fretamentos como se fosse viagens ordinárias, pois não estão autorizados para fazê-la. Se já estamos com dificuldade com os atuais operadores do sistema,  imagine entrando uma empresa por aplicativo sem nenhuma autorização legal”, refletiu Robinson. “Esse aplicativo está fazendo transporte irregular e obviamente a Agerba não vai permitir que essa plataforma use esse mecanismo em nosso estado. Nossa fiscalização está atenta e já fizemos duas atuações”, afirmou Carlos Henrique. Além de ter o veículo apreendido, quem faz transporte irregular de passageiros por ônibus, sem a devida autorização, pode receber multa que ultrapassa os R$ 4 mil e ter o veículo apreendido.

Audiência pública

Sobre a regulamentação do transporte complementar, os deputados estaduais voltam a se reunir em audiência pública na próxima quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, para definir as diretrizes de regularização da atividade no estado com o Ministério Público, o governo estadual, a Secretaria de Infraestrutura, a Agerba, a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), as Polícias Rodoviárias estadual e federal, representantes das empresas de ônibus e do transporte complementar. “Essa audiência é pra que fixemos as diretrizes, a partir das propostas objetivas que cada segmento deve trazer pra reunião, porque precisamos avançar na regulamentação da atividade”, observou Robinson Almeida.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!