A Comissão Especial para Implantação da Economia de Hidrogênio Verde no Estado da Bahia ganhou um subcomitê de Desenvolvimento Científico e Tecnológico após reunião virtual com pró-reitores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) atuantes no território baiano neste mês de agosto. Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representada pelo secretário executivo da comissão e coordenador de Fomento a Indústria de Energias Renováveis, Roberto Fortuna, apresentou o Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde (PLEH2V) e as ações que estão sendo promovidas para a implementação de uma economia de Hidrogênio Verde na Bahia.
De acordo com Fortuna, as discussões contribuíram para o esclarecimento das dúvidas sobre como participar da iniciativa do Governo da Bahia. Ainda durante a reunião, o Superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti, Prof. Handerson Leite, disse que será realizado um mapeamento sobre os diversos grupos de pesquisa, programas e/ou departamentos existentes nas ICT que atuem em pelo menos um dos 4 eixos adotados para o tema C&T&I: Energia, Água, Catálise e Sustentabilidade. Além disso, será encaminhado ofício aos reitores e pró-reitores, com uma minuta de Memorando de Entendimento e data para assinatura.
A comissão, formada pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), de Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contou com a presença virtual dos Pró-reitores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Ciências Agrárias (UNIVASF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e SENAI/CIMATEC.
O PLEH₂V, regulamentado pelo Decreto nº 21.200, de 02 de março de 2022, tem o objetivo de instituir o Programa Estadual de Economia do Hidrogênio Verde – PREH₂V.