sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Comissão e entidades dialogam em prol da educação municipal
quarta-feira 13 de março de 2019 às 07:07h

Comissão e entidades dialogam em prol da educação municipal

POLÍTICA


A Comissão de Educação, Esporte e Lazer, da Câmara de Salvador, presidida pelo vereador Toinho Carolino (Podemos), se reuniu com integrantes da APLB-Sindicato e dos Fóruns de Gestores e Coordenadores Pedagógicos do Município. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Casa, na tarde desta última terça-feira (12).

Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores da educação municipal destacaram reinvindicações apresentadas à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Dentre os pleitos, o grupo elencou como principal a desorganização no setor pessoal, que retarda aposentadorias e liberação de licenças. Outros pontos apontados na área operacional são centenas de demissões de auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) e a insuficiência de professores, o que até então representa perda de 20 dias (de 200) no calendário escolar.

Fardamento

Aprovado na Câmara no ano passado, o programa Pé na Escola tem sido executado de forma inadequada, segundo crítica da APLB. “Infelizmente, o Pé na Escola está mais para pé fora da escola”, ironizou Elza Mello, diretora da entidade, propondo parceria com o colegiado para dialogar com a Smed.

O grupo também chamou atenção para a falta de eleição para diretores, que desde 2013 não acontece no Município. O certame deveria ser realizado em 2017.

APLB e Fóruns também denunciaram, respectivamente, a falta de instalação de ar-condicionado nas unidades de ensino e a previsão de R$ 43 milhões destinados para avaliação dos alunos, porém, sem o detalhamento de uso da verba. Por fim, itens básicos como fardamento e merenda também foram alvo de reclamação. De acordo com as entidades, apenas 1/3 dos alunos da rede municipal receberam fardamento.

Atônito com a lista de reclamações, o presidente Toinho Carolino lamentou o atual quadro. “É triste para uma cidade pobre, com a maioria da sua população negra, não ter acesso a uma educação de qualidade”, disse. Ele garantiu empenho na intermediação de diálogo entre a categoria e a pasta municipal.

Integrantes do colegiado, os vereadores Marcos Mendes (PSOL), Téo Senna e Isnard Araújo, ambos do PHS, além da vereadora Marta Rodrigues (PT), que é suplente, também participaram da reunião.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!