segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/BC
Home / NOTÍCIAS / Comissão do Senado desmarca audiência com Campos Neto prevista para próxima semana
sexta-feira 31 de março de 2023 às 12:30h

Comissão do Senado desmarca audiência com Campos Neto prevista para próxima semana

NOTÍCIAS


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desmarcou a audiência que faria na terça-feira (4) da próxima semana com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou a assessoria do presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

O cancelamento se deu devido ao feriado prolongado da Páscoa, que ocorre na próxima semana, e que deve diminuir a presença de senadores na Casa, disse a assessoria de Cardoso nesta sexta-feira. Uma nova data deverá ser agendada para que Campos Neto compareça ao colegiado, e Cardoso quer que isso ocorra o quanto antes, acrescentou seu gabinete.

O adiamento também foi confirmado pela assessoria parlamentar do BC.

Campos Neto foi convidado pela comissão a dar explicações sobre o atual patamar da taxa básica de juros, inalterado em 13,75% ao ano desde setembro, além de explicar sobre o erro ocorrido na série histórica do fluxo cambial, segundo a pauta da reunião.

O atual patamar da taxa básica de juros, a Selic, e a atuação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central têm sido alvo de duras críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de demais membros e aliados de seu governo, como a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

Na quinta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo orientou seus líderes e os membros de sua base de apoio a fazerem com que o cumprimento dos objetivos a serem perseguidos pelo BC previstos na lei que deu autonomia à autarquia fossem a pauta da audiência com Campos Neto na CAE.

Em janeiro, o BC anunciou ter identificado um erro na série histórica do fluxo cambial e revisou o resultado dessa conta em 2022, que passou de uma entrada líquida de 9,574 bilhões de dólares para uma saída de 3,233 bilhões de dólares.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!