O impacto de reformas previdenciárias na economia global será tema de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta terça-feira (25).
Autor do requerimento, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) argumenta que discutir a reforma da Previdência é a principal pauta do Parlamento brasileiro, devido aos deficits crescentes e à incapacidade do sistema de se autossustentar. Ele ressalta que muitos países tiveram que realizar reformas profundas e duras nos sistemas previdenciários.
“É necessário que se conheça, com maior detalhamento, essas experiências e como funcionam os novos sistemas de previdência implementados nesses países para que as melhores práticas internacionais possam ser adotadas pelo Brasil”, defende o senador.
Foram convidados para o debate o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o economista e professor Fabio Giambiagios e os embaixadores do Chile, Fernando Schimidt Ariztía, e da Grécia, Ioannis Pediotis, além de um representante da embaixada de Portugal.
De acordo com Bittar, a reforma da Previdência é fundamental para o reequilíbrio das contas públicas, pois a atual situação tem impacto direto no âmbito internacional, influenciando o câmbio, investimentos estrangeiros e o comércio internacional.