Na primeira reunião ordinária ocorrida na manhã desta última quarta-feira (1º), a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou sugestão do deputado Marcinho Oliveira (UB) de convidar o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, para que exponha aos parlamentares os planos da empresa no que tange à extensão da rede de abastecimento no Estado. Os deputados querem saber sobre os projetos em execução e sobre os que estão programados para os próximos meses.
A sugestão de convidar Rogério Cedraz teve por base a situação da região sisaleira, em especial da cidade de Santaluz, terra natal do deputado Marcinho Oliveira. Lá, ele disse, a falta de água é constante e a Embasa justifica com o argumento de que o problema é causado pela oscilação da energia fornecida pela Coelba, que impede o bombeamento e prejudica o abastecimento.
A comissão decidiu, ainda, incluir na ordem do dia da próxima reunião a leitura do relatório do ano passado, elaborado sob a presidência de José de Arimateia (Republicanos). O deputado defendeu a continuidade do trabalho e das ações realizadas até agora pelo colegiado, por considerar que não deve haver descontinuidade em um trabalho “realizado em benefício da população”.
O presidente do colegiado, deputado Leandro de Jesus (PL), garantiu que as diretrizes a serem traçadas pelos integrantes da Comissão de Meio Ambiente levarão em conta tudo o que foi realizado anteriormente e adiantou um dos princípios que devem nortear os trabalhos daqui para a frente: proteção e preservação aliadas ao desenvolvimento econômico.