A Comissão de Direitos da Mulher se apresentou no ano de 2019 como espaço essencial para discussão de assuntos importantes para as mulheres baianas. Políticas de empoderamento, combate à violência contra a mulher e garantia da participação de mulheres na política tiveram espaço neste primeiro ano da 19ª legislatura.
Sob a presidência da deputada Olívia Santana (PCdoB) e a vice-presidência de Jusmari Oliveira (PSD), o colegiado ainda contou com a atuação das parlamentares Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Ivana Bastos (PSD), Kátia Oliveira (MDB), Neusa Cadore (PT), Talita Oliveira (PSL), Maria del Carmen (PT) e Mirela Macedo (PSD). Realizando no período 16 reuniões ordinárias, a comissão atuou em plenário quando da apreciação de matérias que tramitaram, realizou 2 audiências públicas em Salvador e visitou 7 municípios no interior da Bahia, com as audiências públicas itinerantes para debater proposições relevantes para o Estado. As parlamentares visitaram os municípios de Jacobina, Cansanção, Simões Filho, Barreiras, Cachoeira, Catu e Valença.
Para Olívia Santana, é necessário discutir a violência, a desigualdade de gênero e, concomitante, apontar para o empoderamento das mulheres. “A coisa mais importante para superarmos esse estado de violência, de feminicídio, de tantas coisas ruins que acontecem na vida das mulheres, por serem mulheres, é tocar numa questão que é estratégica, que é mais mulheres nos espaços de poder, de empoderamento real”, enfatizou.