A Comissão de Desenvolvimento Econômico (CAE) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) convites para que os ministros da Economia, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, prestem esclarecimentos aos parlamentares.
Diferentemente da convocação, o convite não obriga o comparecimento da autoridade. No entanto, os parlamentares costumam fechar uma data para a ida do ministro ao colegiado, para evitar a convocação, considerada um desgaste político.
O requerimento para apresentação de explicações por Tebet foi apresentado pelo deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE). O parlamentar solicitou que a ministra fosse convocada para prestar esclarecimentos sobre uma entrevista que concedeu a uma rádio gaúcha.
Segundo o documento, Tebet teria utilizado informação privilegiada, pois comentou sobre a taxa de juros horas antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
Durante a sessão da comissão desta quarta-feira (29), os deputados aprovaram a solicitação de Valadares na forma de convite e acrescentaram que a ministra também deve esclarecer os planos do governo para a retomada do crescimento econômico e a reforma tributária.
O pedido para de explicações destinado a Haddad também foi apresentado por Valadares. O parlamentar solicitou a convocação do ministro para esclarecer a recorrência de aumento de impostos no Brasil.
Assim como no caso de Tebet, o requerimento foi transformado em convite. Os parlamentares determinaram ainda que o encontro seja realizado em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação.