segunda-feira 10 de março de 2025
Home / POLÍTICA / Comissão aprova projeto que limita prisão de idoso por dívida de pensão alimentícia
sexta-feira 29 de março de 2019 às 18:06h

Comissão aprova projeto que limita prisão de idoso por dívida de pensão alimentícia

POLÍTICA


A Comissão de Direitos da Pessoa Idosa aprovou o Projeto de Lei 2280/15, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS)  o caso em que o pai não pode suportar o encargo e então são chamados os avós paternos ou maternos – pessoas idosas”, explica o relator da proposta, deputado Felício Laterça (PSL-RJ). “O projeto pretende que, no caso dessas pessoas, não seja decretada a prisão civil em caso de inadimplemento.”

Para esse grupo de idosos, caberá apenas outros meios legais de cobrança: protesto da dívida, penhora de bens, desconto em folha de pagamento, entre outros.

Laterça destaca que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) resguarda o idoso de tratamento desumano, vexatório ou constrangedor.

Tramitação

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a voto em Plenário

Veja também

1º ‘millennial’ a presidir Câmara, Hugo Motta aposta em rede sociais para atrair jovens

Primeiro parlamentar millennial a presidir a Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!