Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, iniciaram uma reunião em Antalya, sul da Turquia, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo, confirmou à AFP um diplomata turco.
Este é o primeiro encontro entre funcionários do primeiro escalão dos governos dos dois países desde o início da invasão russa da Ucrânia, há duas semanas.
Antes do início da reunião, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, conversou de maneira separada com os dois chanceleres, que chegaram a Antalya na quarta-feira e estão hospedados em hotéis diferentes.
Ele primeiro recebeu Kuleba, sorridente, que o cumprimentou com o um abraço, e depois Lavrov, que estava com um semblante sério.
Kuleba agradeceu aos turcos e seu ministério explicou que insistira em três “pontos cruciais” durante a negociação com a Rússia: “cessar-fogo permanente, avanço da situação humanitária em Mariupol, Kharkiv, Sumy, Volnovakha e outras cidades ucranianas, assim como a retirada das tropas russas do território da Ucrânia”.
As quatro cidades citadas estão cercadas pelos ataques russos e muitos civis estão bloqueados.
Antes de viajar à Turquia, no entanto, Kuleba afirmou, em um vídeo publicado no Facebook, que suas expectativas para a reunião eram “limitadas”.
“A Turquia espera sobretudo garantir um cessar-fogo”, disse um diplomata turco à AFP, antes de explicar que a reunião deve durar uma hora e meia.