O governador Rui Costa (PT) afirmou em entrevista nesta segunda-feira (23) que a alta no preço do gás e dos combustíveis é resultado da política de preços do governo federal e por uma decisão de não priorizar o refino do petróleo no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro tem responsabilizado os governadores pelo aumento do preço nos produtos, ao colocar o ICMS como grande vilão.
“A política de preços do governo federal fez os combustíveis chegarem a esse patamar absurdo. No mundo inteiro, o combustível é considerado estratégico para definir preços na economia. Ele impõe a subida de preço de outros produtos. Impacta no preço de fretes, alimentos, por exemplo. Durante os governos Lula e Dilma, tínhamos a gasolina e o diesel sob controle. Hoje tem estados que o preço chega a R$ 7. Isso mostra uma falta de capacidade gerencial do governo federal”, declarou o governador, em entrevista a rádios.
“Esse preço se explica por uma estratégia de não priorizar o refino no Brasil. Como a exploração no pré-sal é muito rentável, o Brasil concentrou os seus investimentos em tirar o petróleo lá de baixo. E passou a comprar gasolina, diesel e derivados de outros países. Quando você compra, dolariza o seu preço. Isso fez com que o preço disparasse”, acrescentou Rui.