sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: ESD
Home / NOTÍCIAS / Comandante do Exército realiza palestra sobre Políticas e Estratégias Nacionais da Força
quinta-feira 25 de abril de 2024 às 08:27h

Comandante do Exército realiza palestra sobre Políticas e Estratégias Nacionais da Força

NOTÍCIAS


A Escola Superior de Defesa realizou o segundo evento do Ciclo Anual de Palestras nesta última quarta-feira (24). O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, falou sobre as Políticas e Estratégias Nacionais do Exército. O ciclo de palestras visa promover conhecimento de qualidade sobre o tema de Defesa, por meio de análises e debates de temas atuais, conforme demandas do Ministério da Defesa.

Foto: ESD

Em sua palestra, o Comandante abordou a missão do Exército de defesa da Pátria, garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Ele também tratou do atual contexto operacional, da atuação do Exército e de seus fundamentos. O general destacou desafios como o agravamento de crises climáticas, criminalidade transnacional organizada, o aumento da dependência tecnológica e da polarização política no mundo. “Devemos preparar a Força Terrestre para vencer diante destes cenários mundiais. Porém, não se prepara uma Força Armada do dia para a noite”, comentou.

O Exército trabalha atualmente com os objetivos de aprimorar a capacidade de dissuasão, aprimorar a contribuição com o desenvolvimento nacional, a paz social e a política externa; aprimorar a atuação no espaço cibernético; aprimorar o sistema operacional militar terrestre, os sistemas de educação, cultura e capacitação física e obter prontidão tecnológica.

O Comandante do Exército enfatizou, ainda, seis programas estratégicos para o Brasil: Defesa Cibernética, Forças Blindadas, Astros, Aviação do Exército e Defesa Antiaérea. Por fim, destacou algumas atuações da Força Terrestre no Brasil e em parceria com outras nações, como a Operação Ágata, Operação Poraquê; Operação Core 23, Paraná III, Yanomami, Carro-Pipa, entre outras.

 

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!