O Exército Brasileiro realizou na última quinta-feira (15) uma exposição da proposta inicial de concepção e alinhamento estratégico do Plano de Comunicação Estratégica do Exército – 2025.
O objetivo central da exposição foi analisar a proposta inicial e identificar oportunidades de melhoria para fortalecer a comunicação estratégica da Instituição. Esta proposta, fruto de uma colaboração entre diferentes setores do Exército, destaca a importância de alinhar as ações de comunicação com os objetivos estratégicos da Força.
Após sua aprovação, o plano será o documento norteador para que todos os Órgãos de Direção e Comandos Militares do Exército elaborem seus próprios planos de comunicação estratégica, garantindo coesão e eficiência na gestão dos ativos informacionais.
De acordo com a Política de Comunicação Estratégica do Exército, o Estado-Maior do Exército (EME) é o responsável pela governança do Sistema de Comunicação Estratégica do Exército (SISCEEx) e o CCOMSEx é o Órgão de Assistência Direta e Imediata (OADI) ao Comandante do Exército responsável pela gestão do SISCEEx. Já os Órgãos de Direção e Comandos Militares de Área devem realizar a gestão da Com Estrt dentro de suas áreas de competência, com a finalidade de melhor gerenciar os ativos informacionais e a produção de conhecimento de interesse.
No âmbito da Instituição, a Comunicação estratégica (Com Estrt) é a sistematização contínua dos processos comunicacionais do Exército Brasileiro (EB) para todos os públicos de interesse, na busca do alinhamento, da integração e da sincronização da comunicação institucional. Esta abordagem é fundamentada na missão da Força, nas entregas feitas à sociedade e nos valores institucionais, com o objetivo de manter a legitimidade e credibilidade do Exército.
A Com Estrt busca criar sinergia entre todos os esforços de comunicação, alinhados ao mais alto nível de governança e gestão. Este alinhamento é essencial para concretizar a visão de futuro do Exército, alcançar seus objetivos estratégicos e manter a sociedade brasileira informada sobre as entregas do EB, operações e valores da Instituição. O plano engloba diferentes vetores, como por exemplo a comunicação social e as relações institucionais.
A exposição da proposta inicial marcou o início de um processo contínuo de refinamento e alinhamento estratégico, que visa garantir que a comunicação do EB seja eficaz, transparente e esteja em sintonia com as expectativas da sociedade.