O vice-almirante Marcelo Francisco Campos, comandante do 2º Distrito Naval, ganhou mais uma comenda para guardar entre tantas honrarias ao longo de sua carreira.
Ele, que vai receber a quarta estrela da Marinha na Bahia, tornando-se almirante de esquadra, em 31 de julho, recebeu da Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (4), a Medalha Thomé de Souza. A honraria foi entregue pelo vereadores Fábio Souza (PHS) e Henrique Carballal (PV), autor do requerimento e presidente da sessão solene, respectivamente.
“O vice-almirante é um homem de currículo extenso. Hoje a Câmara faz o reconhecimento da atuação desse oficial e dos seus serviços prestados a nossa cidade. A ausência de uma força ativa levaria a uma situação de vulnerabilidade. A presença das Forças Armadas é a garantia de nossa soberania”, disse Carballal.
O vereador destacou que o vice-almirante em breve parte para uma missão nos Estados Unidos, o que reforça seu profissionalismo e excelência.Autor da homenagem, o vereador Fábio Souza destacou que o vice-almirante tem exercido com maestria a sua função em Salvador. “O cuidado com nossa cidade extrapola a proteção pelo mar e chega também através da solidariedade em suas ações sociais”, afirmou o vereador.
Cruz das Almas
Ainda na sessão solene, o vereador do município de Cruz das Almas, Elias de Gogó (SD), entregou ao homenageado uma moção de aplauso e felicitações. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores cruz-almenses. “É um reconhecimento da nossa cidade à importância da Marinha em nosso estado”, disse Elias.
“Hoje eu tenho um pai baiano, um irmão mais novo baiano, um melhor amigo baiano. De fato essa cidade mora em meu coração. Me resta agradecer à Câmara Municipal de Salvador por essa homenagem, aos vereadores e toda população”, disse o vice-almirante.
“Salvador foi por muitos anos a principal porta de entrada do Brasil. A cidade tem uma consciência patriótica muito grande e isso ficou claro para mim nos festejos do 2 de Julho. Quem está sendo homenageada nessa Casa hoje é a Marinha do Brasil e eu sou muito grato por isso”, completou Campos.
Carioca, Marcelo Francisco Campos assumiu o 2º Distrito Naval em janeiro deste ano. Ele atuou também no Ministério da Defesa como diretor do Departamento de Promoção Comercial e secretário de Produtos de Defesa.
Campos foi ainda comandante da Escola Naval e diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha.
A mesa da sessão solene foi composta ainda pelo general de divisão Marcos André da Silva Alvim; pelo vice-almirante Arnon Barbosa, ex-comandante do 2º Distrito Naval; pelo desembargador Balthazar Miranda, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jatahy Júnior; o procurador-chefe da Procuradoria da União da Bahia, Reinaldo Couto; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Lucas Karpischin; o coronel Humberto Sturaro, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia; o presidente da Academia de Letras da Bahia, Joaci Goés e o jornalista Nelson Carvalho, representando a Associação Baiana de Imprensa (ABI).