O comandante da Marinha, almirante Garnier Santos, curtiu uma publicação de Regina Duarte a favor do voto impresso feita numa rede social. Na postagem, realizada na sexta-feira (6), a atriz comenta que a PEC sobre o tema poderia ser votada às 18h de ontem. O gesto do almirante Garnier Santos sinaliza seu apoio à proposta do voto impresso, principal bandeira de Bolsonaro e maior ponto de conflito entre o presidente e o Judiciário. A imagem foi curtida pelo perfil “comandante.mb”, usado por Garnier Santos no Instagram.
Apesar da Comissão Especial da Câmara ter rejeitado a proposta, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), informou que vai levá-la para o plenário.
No mês passado, o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma reportagem que relata que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria feito uma ameaça e condicionado as eleições de 2022 ao voto impresso. De acordo com a publicação, Braga Netto enviou o recado a Arthur Lira por meio de um interlocutor que não teve o nome revelado. O ministro nega o fato.
Boa parte dos militares da reserva e da ativa defende o voto impresso. Nesta semana, o Clube Militar, o Clube Naval e o Clube de Aeronáutica, formados por oficiais da reserva, emitiram uma nota conjunta a favor da proposta.