O último comandante da Aeronáutica do governo Bolsonaro, Carlos de Almeida Baptista Júnior, curtiu um post no Twitter que comparou declaração de Lula a uma “redação de aluno de ensino fundamental”, registra a coluna de Guilherme Amado. A publicação foi apoiada publicamente pelo ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 12 de fevereiro.
O post endossado pelo perfil oficial do comandante da FAB até 2 de janeiro foi escrito por Marcelo Guterman, que se apresenta como especialista em finanças. “Parece redação feita por aluno do ensino fundamental”, escreveu Guterman sobre uma publicação de Lula em 11 de fevereiro.
O post de Lula trouxe declarações que o presidente dava naquele momento durante entrevista coletiva, após reunião com o presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca.
Quando ainda comandava a Aeronáutica no governo Bolsonaro, Baptista Júnior acumulou longa lista de violações a regras básicas militares nas redes sociais: curtiu posts com conteúdos golpistas; racistas; mentirosos; de Bolsonaro se exaltando em uma motociata; e até de uma mulher atirando e gritando: “Bolsonaro!”.
Procurada, a Aeronáutica não respondeu.