A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, recebeu a aprovação necessária para lançar seu novo foguete, o New Gleen, nos próximos dias. A espaçonave foi projetada para transportar cargas pesadas para a órbita espacial, complementando os serviços de turismo extraterrestre realizados pela companhia com o modelo New Shepard.
De acordo com fontes especializadas, o lançamento inaugural, chamado NG-1, não levará uma carga útil, mas um simulador de 20 toneladas para testar os sistemas da espaçonave. A missão, que deve durar cerca de seis horas, inclui uma tentativa de pouso no oceano do primeiro estágio do foguete, além de cálculos sobre o rastreamento e comando do dispositivo.
O New Gleen foi idealizado para ser reutilizável várias vezes, o que tornaria a ida ao espaço mais econômica e frequente. Espera-se que cada impulsionador do foguete, por exemplo, seja capaz de alçar até 25 voos.
A Blue Origin tem acordos de lançamento com a Nasa, Amazon, AST SpaceMobile e outros clientes comerciais e governamentais. O sucesso da missão pode contribuir para concretizar a posição da empresa de Bezos como concorrente direta da SpaceX, de Elon Musk.
Curiosidade
O foguete New Glenn foi nomeado em homenagem a John Glenn, um astronauta do Projeto Mercury que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra na década de 1960.
O ex-senador aprovou o uso de seu nome para o veículo em sua última carta antes de morrer em dezembro de 2016.