Com um investimento de mais de R$ 10 bilhões, a Bahia ganhou 50 novos parques eólicos em 2023. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), este é o maior número da série histórica iniciada em 2012.
De acordo com levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Bahia também apresentou a maior geração total de energia renovável, sendo responsável por 33% da geração nacional.
Segundo o Informe Executivo de Energia Eólica produzido pela SDE, 312 usinas estão em operação no estado, com capacidade 8,90 Gigawatts (GW) de potência outorgada. De acordo com a pasta, com um investimento estimado de R$ 42 bilhões, o setor gerou 89 mil empregos.
“A Bahia segue se consolidando como liderança nacional na geração de energia limpa. O recorde de novas usinas eólicas em 2023 reforça a nossa posição na vanguarda da sustentabilidade e destaca o nosso potencial para impulsionar a matriz energética brasileira”, destacou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
“Estamos em plena ascensão, com 54 usinas eólicas em construção e 211 ainda não iniciadas. Esses números sinalizam um horizonte promissor para o estado, consolidando nossa posição de protagonismo na geração de energia limpa no Brasil. Esse cenário não apenas fortalece economicamente a Bahia, mas também cria oportunidades de emprego e impulsiona o desenvolvimento regional”, acrescentou.