Com o PT demonstrando preferência por Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil) e Antonio Brito (PSD) procuraram Lindbergh Farias (PT-RJ) para pedir ajuda com os petistas.
Segundo Igor Gadelha, colunista do Metrópoles, as conversas ocorreram nesta última terça-feira (22). Lindbergh teve um almoço com o líder do União Brasil e foi ao encontro de Brito na liderança do PSD na Câmara dos Deputados.
Lindbergh será o próximo líder do PT na Câmara, assumindo o cargo no lugar de Odair Cunha (PT-MG) em fevereiro de 2025, data da eleição na Casa. Ele também é namorado da presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR).
Nas conversas, o petista questionou se o projeto de Elmar e Brito (PSD-BA), que querem lançar candidatura e forçar um segundo turno contra Motta, é viável diante do apoio de Arthur Lira (PP-AL) ao deputado do Republicanos.
Em resposta, os deputados garantiram que a chapa pode vencer as eleições. Especialmente se contar com apoio do PT. E prometeu entregar os cargos que os petistas quiserem, além de garantir governabilidade para Lula.
Como mostrou a coluna, Brito e Elmar estão tentando conquistar a bancada do PT. Eles fizeram uma peregrinação pelo Brasil, apoiando candidatos do partido que disputam o segundo turno das eleições municipais.
Entretanto, membros da bancada petista dizem que isso não deve alterar a posição dos deputados. Os parlamentares do PT querem maior autonomia sobre as emendas e os cargos.