sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Com baianos, movimento ‘suprapartidários’ quer formar políticos
terça-feira 9 de julho de 2019 às 14:02h

Com baianos, movimento ‘suprapartidários’ quer formar políticos

DESTAQUE, POLÍTICA


O financiamento de cursos preparatórios para a formação politica é um fenômeno crescente, que tenta formar lideranças para concorrer a cargos públicos com a ideia de promover a renovação no processo eleitoral brasileiro. A seleção permite que pessoas de diversos partidos, com diferentes ideias e de todo o Brasil, sejam integradas.

O Renova Brasil é um deles, entre os vários da iniciativa privada, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrarem para a política. Porém, esse formato de financiamento não é recente como revela o cientista politico Cláudio André de Souza.

“Há um tempo, desde junho de 2013, nós temos visto a articulação de grupos políticos com o apoio do empresariado, que tem se preocupado com o discurso de renovar a politica, sobretudo, com relação a representatividade, as mulheres, os mais jovens. A ideia que eles apresentam é que é necessário investir na formação de uma carreira, eles são coachs eleitorais”, analisa Cláudio.

Aprovado no processo seletivo mais recente do Renova Brasil, o fisioterapeuta da cidade de Cachoeira, Jardel Barros, ressalta que nunca teve coragem de participar da política, mas que vê como importante a crença da população nessa atividade, praticamente criminalizada ao longos dos últimos anos. Para ele, sem a participação popular será mais difícil qualquer tentativa de transformação social.

“Eu fiquei meio cético por ter algum pequeno grupo de endinheirados que patrocinassem pessoas que tivessem que apoiar os interesses políticos desse grupo. Estudei e pesquisei com amigos que já tinham participado. Realmente é uma escola de formação politica neutra, com pessoas de diversos posicionamentos que busca realmente uma mudança”, sugeriu Jardel.

A soteropolitana Isabela Sousa, que “nasceu” em Campinas de Pirajá, já participou de projetos semelhantes como o Mapa da Educação, capitaneado pela deputada federal Tabata Amaral (PDT), que também teve sua inserção no campo político após financiamento do RenovaBR.

“O RenovaBR é um financiamento privado, mas não é. Todas as pessoas podem investir. As pessoas que estão insatisfeitas com o sistema político, não adianta investir em novas pessoas, com velhas práticas. De certa forma eles acreditam nisso, e que tenham retorno”, disse Isabela ao Bahia Notícias.

Foto: Divulgação / Isabela Sousa 

Pessoas que ocupam cargos públicos também foram selecionadas, como o caso do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) de Salvador, André Fraga. “Renova é bem interessante que são redes que proporcionam o diálogo. Precisamos muito disso. As redes não limitam por filiação partidária ou viés ideológico, por esse lado é positivo”, disse Fraga.

Por estar ocupando um cargo público, André vê como importante a preparação das pessoas para entrarem no processo eleitoral. “O movimento prega pela renovação, viram no meu perfil como parte desse processo de renovação que o país tem buscado, vejo com alegria”, avaliou Fraga.

A estudante de ciência política, Ellen Prince, que também é porta-voz do Rede Sustentabilidade de Itabuna e o engenheiro civil de Ipirá Adson Soares, ambos aprovados no mesmo processo seletivo, convergem na ideia de que o projeto é extremamente positivo, em razão do país necessitar de qualificação na forma de fazer politica e por existir uma uma carência no país.

Foto: Ellen Prince /  Evento – Rede Sustentabilidade

“O financiamento privado prova que existem pessoas boas que entendem a importância de oferecer oportunidades para aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades. E observando o suprapartidarismo e a diversidade que eles requerem, me agrada poder me preparar para entrar na política ao lado de várias lideranças do Brasil tendo acesso a todo conteúdo programático e estrutura que o RenovaBr tem a oferecer”, comentou Adson.

Segundo apuração do Bahia Notícias, pelo menos 10 pessoas de várias cidades da Bahia foram selecionadas. No último certame, apenas duas pessoas da Bahia estiveram na lista final. A lista com todos os selecionados será divulgada em agosto.

O RenovaBr realiza um curso online na primeira fase, que ocorre até dezembro onde os selecionados tem um tutor mais próximo. Alguns encontros presenciais em São Paulo são feitos, isso tudo custeado pelo projeto. Os melhores da turma de formação serão classificados para o ano que vem, quando recebem uma bolsa em dinheiro.

Veja também

Se Bolsonaro for preso, qual é o risco de o Brasil enfrentar uma convulsão social?

As digitais de Jair Bolsonaro (PL) estão por toda a parte segundo Diogo Schelp, do Estadão, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!