André Mendonça assume, nesta terça-feira (25), a cadeira de ministro titular do TSE. Ele vai ocupar uma das três vagas destinadas a ministros do STF na Corte Eleitoral — no caso, a que era ocupada por Alexandre de Moraes.
A chegada de Mendonça ocorre conforme Robson Bonin, da Radar, restando pouco mais de 100 dias das eleições municipais, período em que o TSE deve receber uma série de ações envolvendo as disputas entre os candidatos de diferentes partidos.
A Justiça Eleitoral é comandada pela ministra Cármen Lúcia. O vice-presidente da Corte é Nunes Marques. Mendonça se junta aos dois na composição que tem ainda Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo e Isabel Gallotti.
Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça tem 51 anos, é mestre e doutor em Direito (Cum Laude) com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde atua como professor do Programa de Doutorado em Estado de Derecho y Gobernanza Global. Foi pesquisador e professor visitante da Universidade de Stetson, Estados Unidos. É professor de graduação em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e de diversos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.