Como parte dos 10 lançamentos programados pela Ford para 2023 no Brasil, está a nova Ranger Raptor 2024, que chegará em breve por aqui. O modelo complementará a linha da picape Ranger, se posicionando como uma opção para aqueles que buscam um desempenho “mais aventureiro” e off-road, com capacidade para “todo tipo de terreno”.
A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, inspirada segundo Laura Carellos, da Vrum, nos veículos de corrida no deserto. Ela é uma picape “de características únicas”, conforme afirma a marca.
“A Ranger Raptor é feita para quem quer o que há de mais avançado em performance todo-terreno. É um verdadeiro monstro das trilhas. Assim como os demais modelos da nova Ranger, ela chega para redefinir o padrão na categoria”
Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul
Como será a Ford Ranger Raptor brasileira?
Importada da Tailândia, a Ford Ranger Raptor já é vendida na Argentina, onde carrega o motor 3.5 V6 biturbo a gasolina, de 397cv e 59,4kgfm. Por aqui, a picape deverá chegar da mesma forma, mas com algumas pequenas alterações (para mais ou para menos) nos números de desempenho em função do nosso combustível.
Sendo assim, a Ranger Raptor, provavelmente, será capaz de acelerar até 100 km/h em cerca de 6,4 segundos. A transmissão, por sua vez, trará um câmbio automático de 10 marchas, com sistema de tração 4×4 com função automática.
Diferentemente das demais versões da Ford Ranger, a Raptor traz suspensão com amortecedores Fox, maior altura em relação ao solo e pneus mais “borrachudos” de uso fora-de-estrada.
No design, a Raptor traz uma pegada bem mais agressiva e musculosa também. A grade frontal, por exemplo, é toda preta e atravessada, de ponta a ponta, pelo grande grafismo FORD. O interior é bastante semelhante ao da versão topo de gama Limited, mas como detalhes avermelhados nos bancos e painéis.
Interior é semelhante ao da versão Limited
Por fim, apesar de ainda ser cedo para especulações de preço, é possível fazer uma comparação com a tabela da caminhonete na Argentina. Por lá, a picape é 50% mais cara que a Limited. Se o parâmetro for mantido no Brasil, a nova Ford Ranger Raptor deverá custar algo perto dos R$ 480 mil.