A 18ª edição da Bahia Farm Show (BFS), que acontece entre 11 e 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste, promete reunir o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. A expectativa é alta para 434 empresas participantes, que serão distribuídas na área externa e em três galpões cobertos do complexo e vão representar cerca de mil marcas. Nesta última quarta-feira (5), a mega estrutura está em fase de montagem.
Devido ao sucesso do segundo mais importante evento do agronegócio brasileiro nos últimos anos, 100% dos espaços já estavam comercializados há mais de dois meses. “Temos mais de 200 empresas na fila de espera, o que reforça o reconhecimento do setor agrícola em relação à nossa feira”, afirma o presidente da BFS, Odacil Ranz.
Durante cinco dias, serão vendidos maquinários e equipamentos agrícolas, defensivos e pulverizadores, fertilizantes, aviões, tratores e outros veículos, irrigadores, drones, além de softwares e equipamentos de informação em tempo real, e muito mais.
Também estarão presentes na BFS bancos e agentes financeiros, para permitir crédito com juros e condições facilitadas para compras. A expectativa é de que sejam movimentados mais de R$ 8 bilhões em negócios, superando o volume atingido em 2023.
A Royal FIC, que há 27 anos comercializa combustíveis, vai participar da feira pela primeira vez. Com forte apoio da tecnologia e da automação de processos, a Royal FIC apresentará a nova base em Luís Eduardo Magalhães (LEM), primeira própria e sexto local de distribuição na região Nordeste. Em escala nacional, já são 29 pontos espalhados pelo país, atendendo mais de dois mil municípios.
Há dez anos dedicada à gestão estratégica de empresas do oeste da Bahia, a Destaque Consultoria também vai estrear na BFS, celebrando a implantação da sua filial em Luís Eduardo Magalhães, com o projeto “Destaque Agro”.
“Estamos ainda mais envolvidos em proporcionar uma melhor gestão de fazendas e empresas do setor, e estaremos na feira agrícola para apresentar esse novo momento. Acreditamos que os empreendedores precisam de suporte sério e qualificado para gerenciar os seus negócios, sem erros ou prejuízos na área financeira, gestão de pessoas, processos, licenciamento ambiental e planejamento sucessório patrimonial”, disse a CEO da compahia, Cristina Marçal.
Infraestrutura
Com o tema “Agro: A herança do Brasil”, a programação conta com palestras e oficinas, que vão propor discussões e informações sobre pesquisas e tecnologias, além do lançamento de novos produtos, leilão de gado e mais.
A 18ª edição terá um crescimento de 9% de infraestrutura, totalizando uma área de 246 mil metros quadrados, o que vai garantir uma grande área para estacionamento, com capacidade mais de mil veículos, além da ampliação da quantidade de banheiros.
Também houve melhorias na rede elétrica, reforço das instalações hidráulicas e de irrigação, ampliação da internet com fibra ótica para os expositores e wi-fi para os visitantes. Todas as ruas do complexo foram asfaltadas. Entre as novidades, está a construção de uma capela na praça central.
O local conta com restaurantes, área de alimentação e de food trucks, espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e playground para as crianças. Os visitantes vão poder fazer passeios pagos de balão e helicóptero, além de conhecer e a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira.
“Temos uma infraestrutura consolidada, e em condições de receber com maior conforto e qualidade mais de 100 mil pessoas nos cinco dias de evento. Tenho certeza que mais uma vez faremos uma feira de sucesso”, garante o presidente da BFS, Odacil Ranz.
A Bahia Farm Show 2024 é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).