O deputado federal João Leão (PP) reuniu-se no final da manhã deste domingo (23) com representantes da Colônia de Pescadores Z-57 da praia de Buraquinho, e representantes da SALVA – Salva Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, para tratar da situação em que se encontra a infraestrutura da sede. Os pescadores solicitaram ajuda urgente ao parlamentar, pois conforme fotos abaixo, a infraestrutura física da colônia está degradada, com ferragens expostas, forro destruído, infiltrações, instalação elétrica inadequada, infestação por cupins, dentre outros, conforme fotos recebidas pelo #Acesse Política.
O site consultou o engenheiro civil, José Silveira, que afirmou, por meio das imagens, que o local estaria com grande risco de desabar, com vergalhões enferrujados, comprometendo de fato seriamente toda estrutura do local e um acidente fatal poderia ocorrer.
Leão afirmou que buscará conseguir uma emenda para esses pescadores, mas antes devem elaborar e executar um projeto para recuperar a colônia. O deputado lembrou que a sede da colônia, que é fonte de alimento, renda e trabalho para aproximadamente 120 associados e familiares, já tem mais de 40 anos de atividades e enfrenta sérias dificuldades.
Segundo esses profissionais, existem seis embarcações, mas praticamente todas estariam paradas por falta de manutenção ou combustível.
O parlamentar ficou solidário com a categoria e ressaltou que fará de tudo ao seu alcance para solucionar o problema desses pescadores.