quinta-feira 21 de novembro de 2024
Fernando e Thereza abraçam Collor em ato de campanha do filho de Pedro Collor a vereador de Maceió (Foto: Instagram/@fernando_collor
Home / ELEIÇÕES 2024 / Collor e Thereza se unem para eleger sobrinho em Maceió após 31 anos do impeachment
sábado 5 de outubro de 2024 às 08:13h

Collor e Thereza se unem para eleger sobrinho em Maceió após 31 anos do impeachment

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Mais de 30 anos após o impeachment da Presidência da República, Fernando Collor de Mello e a ex-cunhada Thereza Collor esqueceram as mágoas e participaram, juntos segundo o blog de Ricardo Antunes, de um ato de campanha eleitoral em Maceió na noite desta quinta-feira (3).

Os dois estavam juntos em uma carreata do candidato Fernando Collor, que apesar do mesmo nome, é sobrinho do ex-presidente e filho do casal Pedro e Thereza Collor.

Thereza e Fernando estavam afastados desde 1992 quando Pedro, irmão do ex-presidente e com quem Thereza era casada, fez denúncias que resultaram no processo de impeachment de Collor.

Fernando e Thereza abraçam Collor em ato de campanha do filho de Pedro Collor a vereador de Maceió (Foto: Instagram/@fernando_collor

Sem mandato pela primeira vez em uma eleição desde 2007, Collor entrou, na reta final, na campanha do sobrinho, que usa e abusa da imagem do tio.

Na carroceria de uma camionete, os três percorreram o bairro do Vergel do Lago, onde historicamente Collor tinha uma das maiores votações.

Foi no local que Collor ergueu, enquanto governador, o Papódromo, um local feito exclusivamente para receber o papa João Paulo 2º em Maceió, em 1991.

O locutor do ato, a todo instante, falava que ali era “Collor candidato a vereador”, sem especificar que se tratava de um sobrinho.

Em entrevista à coluna, em agosto, Fernando (o sobrinho) explicou que a escolha do nome político veio porque “sempre foi conhecido como Fernando Collor”. “É um nome que carrega história e propósito. Meu tio, Fernando Collor, sempre foi uma inspiração”, diz. Porém, na disputa anterior, para vice-prefeito de Atalaia (AL), em 2012, usou o nome Fernando Lyra.

Sobrinho candidato usa nome e imagem de Fernando Collor em campanha.
Sobrinho candidato usa nome e imagem de Fernando Collor em campanha.

Quem é Thereza

Thereza teve um papel importante à época ao apoiar as denúncias que o marido fez contra o irmão. Seu destaque na mídia gerou até um apelido de “musa do impeachment.”

Pedro Collor morreu em 1994. Após isso, Thereza chegou a ser secretária de Turismo de Alagoas entre 1995 e 1998 e foi candidata a deputada federal em 2018 pelo PSDB (recebeu 9.064 votos, mas não foi eleita).

Em 2018, Thereza chegou a divulgar nota repudiando o apoio do PSDB ao ex-presidente —que se lançou, mas renunciou pouco depois, ao governo de Alagoas.

“É muito triste para mim, que cortei da própria carne para combater esquemas nefastos para o Brasil, ver meu próprio partido, ao qual estou filiada há 20 anos, se aliar regionalmente à esta candidatura ao governo de Alagoas”, disse ela.

Em janeiro, a coluna contou que Thereza e os dois filhos de Pedro Collor pediram à Justiça de Alagoas que o empresário deixe de ser considerado sócio das empresas da família, a OAM (Organização Arnon de Mello), administradas por Collor.

O objetivo é evitar que a herança deixada por Pedro a Thereza Collor e seus filhos seja usada para pagar dívidas milionárias do grupo de comunicação.

Herdeira de metade dos bens do marido, Thereza alega ter feito o acordo por saber que Pedro e Fernando tinham uma relação ruim. Os desentendimentos entre eles culminaram com o impeachment do então presidente, em 1992. No STF, porém, Collor foi absolvido por falta de provas, em 2014.

É histórico: não existe um bom entendimento familiar entre Thereza e os sócios; no caso, hoje, o Fernando Collor, que é majoritário.

Lindonice de Brito, advogada de Thereza, em janeiro de 2024.

Veja também

Jornal revela envolvimento do PCC no futebol de Portugal

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a abertura de investigações sobre possíveis irregularidades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!