terça-feira 25 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Colegiado da AL-BA debate integração das instituições civis e militares na prevenção de desastres
terça-feira 15 de agosto de 2023 às 20:49h

Colegiado da AL-BA debate integração das instituições civis e militares na prevenção de desastres

NOTÍCIAS


Por conta do apagão nacional, a audiência pública sobre integração das instituições civis e militares na prevenção e resposta a desastres Na Bahia, prevista para acontecer na manhã desta terça-feira (15), foi transformada em reunião ampliada, realizada na Galeria dos ex-presidentes, pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

O objetivo do evento, que reuniu parlamentares, profissionais, pesquisadores, gestores e representantes de órgãos públicos, foi socializar com o Parlamento e demandar apoio na divulgação do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que acontecerá na semana que vem, de 23 a 26, em Feira de Santana, com o tema Desastres com Barragens, Inundações e Resíduos Tóxicos.

Coordenada pelo presidente Pablo Roberto (PSDB), a mesa da reunião foi composta pelos deputados Robinson Almeida (PT) e Hilton Coelho (Psol), e pelos coordenadores do projeto Cidem, que organizam o congresso. O professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Jeidson Marques palestrou sobre a contribuição do projeto na prevenção e resposta a desastre; o corregedor chefe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Júlio Nascimento, a respeito da percepção de risco, controle de pânico e evacuação em escolas; e o professor da Uefs e enfermeiro da Samu, Antônio Carlos Estrela, a respeito do treinamento das equipes de Saúde para atendimento de vítimas de desastres.

Congresso Internacional de Desastres em Massa

Sobre o projeto de extensão Cidem, da Uefs, iniciado em 2014, seu coordenador informou sobre as ações e o reconhecimento mundial, pela contribuição que tem dado às instituições militares, promovendo a integração entre elas em treinamentos de grande porte.

Com relação à quarta edição do congresso, em Feira de Santana, Jeidson Marques adiantou a construção de vários cenários para treinamento: um com uma barragem de grande porte, que será rompida, mostrando o que aconteceu em Brumadinho, em Mariana, onde bombeiros, os policiais e todas as instituições aprenderão como atuar.

Também serão vivenciados cenários no Campus da Uefs, com a evacuação de salas de aula, da creche da escola e da Universidade – e, ainda, de vazamento de produtos perigosos, mediante um ataque terrorista proposital. A proposta é mostrar como o desastre acontece e como reagir e prevenir tais situações.

“Então, a gente pretende muito que essa experiência seja muito vista e disseminada por todo o país, por toda a América Latina, por todo o mundo. Geralmente, os treinamentos acontecem em outros países, quando estão diante de grandes eventos, como jogos da Copa do Mundo, e o Brasil mostra para o mundo que a gente, aqui, pensa nisso, se preocupa com isso, e faz treinamento, independentemente de termos grandes eventos vindouros”, afirmou.

Apoio

Depois de informar a respeito do projeto e do IV Cidem, a equipe organizadora visitou o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, solicitando apoio na socialização das ações e na divulgação do evento. Menezes reconheceu a importância do Congresso em questão “com milhares de pessoas de outros países participando, um tema tão importante, a simulação de vários desastres e com treinamento”, disse, manifestando pleno apoio à iniciativa e disponibilizando os serviços de comunicação da Casa.

Para o presidente da comissão, Pablo Roberto, a reunião foi fundamental para socializar o congresso com o Parlamento, ainda desconhecido por muitos, e informar aos participantes e aos bombeiros sobre os ajustes finais para a realização do grande congresso internacional.

Segundo o tucano, o IV Cidem terá um efeito muito grande em vários níveis, “por exemplo o Governo Federal estará todo aqui, e toda a experiência que for adquirida pelo Ministério da Defesa, Meio Ambiente, a Defesa Civil nacional, estadual e municipal, durante a realização do evento, na volta de cada um pras suas esferas e serão transformadas em políticas públicas e programas de governo, que é muito importante para todos nós”, afirmou.

Depois da reunião, uma comitiva, liderada pelo deputado Pablo Roberto, foi recebida por Adolfo Menezes, na sala da Presidência.

 

Veja também

Ao lado de Macron, Donald Trump afirma que guerra na Ucrânia vai terminar

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que a guerra na Ucrânia “pode acabar em questão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!